A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) esteve na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), nesta terça-feira (9), para solicitar agilidade na análise da incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef. A medida já foi aprovada pela Fundação, patrocinadora e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a incorporação é urgente para os participantes. “O participante é central em tudo isso. A incorporação do REB ao Novo Plano é fundamental para garantir justiça previdenciária para os participantes, que durante quase 20 anos foram submetidos a condições mais desvantajosas em comparação ao Novo Plano”, destacou.

O diretor de Benefícios da Funcef, eleito pelos participantes, Jair Pedro Ferreira, lembrou o histórico e o alcance da mudança. “No REB, as contribuições são de 2% a 7% e não incidiam sobre todas as verbas, como a CTVA. Com o Novo Plano, as contribuições vão de 5% a 12% e alcançam todas as verbas. De lá para cá, fizemos todo o caminho técnico para viabilizar essa incorporação”, disse o diretor.

Durante a reunião, o superintendente da Previc, Ricardo Pena, afirmou compreender a importância do tema para os participantes e informou que o processo terá prioridade assim que for protocolado na Superintendência. 

Também participaram do encontro o diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros e o vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis.