Até o início de dezembro, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) conclui a primeira fase de uma pesquisa com empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal, direcionada tanto para associados quanto para não-associados das Apcefs. Tão logo essa fase seja finalizada, haverá na sequência a segunda etapa da consulta, prevista para começar em janeiro de 2023.

O propósito do levantamento é identificar a percepção dos trabalhadores do banco em relação a dois temas: atuação das entidades representativas e questões pertinentes à sociedade. Na primeira etapa, em período de conclusão, os assuntos abordados mensuram o conhecimento sobre a Fenae e as Apcefs. Na etapa seguinte, prioridade será dada para temática de interesse geral e mais abrangente, relacionada à importância do setor público para o Brasil.

A iniciativa parte da preocupação com a situação do pessoal da Caixa e da carência de diagnósticos a respeito desse público, identificando a realidade da categoria no tocante à situação financeira, qualidade de vida e saúde, entre outros aspectos. Depois de captadas, as informações serão registradas de forma anônima e utilizadas em seguida para traçar ações e proposições voltadas ao bem-estar dos empregados e aposentados da Caixa, missão da Fenae e das Apcefs, articulada com a defesa de uma vida digna para todos os trabalhadores.

O estudo está sendo aplicado pela Oficina de Valor (OFV), uma empresa de inteligência de dados com ampla experiência no mercado. A parceria da OFV com entidades do movimento associativo mira o propósito de democratizar o conhecimento e a prática de inovação na realização de eventos sociais, esportivos e culturais.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a pesquisa pode ser vista como uma iniciativa de reforço à mobilização em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados. Ele opina que a defesa dos empregados e da Caixa, o bem-estar do pessoal do banco, a gestão sustentável do patrimônio e o compromisso com a sociedade conferem peso histórico a um novo ciclo de atuação da Fenae e das Apcefs, que tende a fortalecer-se a partir do próximo ano.

“Precisamos de entidades fortes e de empregados ao lado de seus representantes, para que possamos oferecer benefícios mais amplos e exclusivos a todos os bancários da Caixa, banco que atua como parceiro do Estado na execução de políticas públicas”, acrescenta o presidente da Fenae. Ele diz ser importante a participação de empregados e aposentados, pois o estudo ajuda as entidades representativas a definirem caminhos para a promoção do bem-estar de todos.