Nesta segunda-feira (26), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completa 20 anos de sonhos, lutas e conquistas. Foi fundada oficialmente em 2006, durante assembleia em Curitiba (PR), mas suas origens estão fincadas na organização do Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT), em 1985, e na Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), em 1992. 

Dois meses depois de fundada, a Contraf-CUT garantiu o registro sindical e já aglutina 8 federações e 104 sindicatos, representando 500 mil bancários e bancárias, aproximadamente. 

As duas décadas comemoradas neste dia 26 de janeiro se conectam a uma trajetória maior e que remontam aos anos 1930, quando surgiram os primeiros sindicatos de bancários no Brasil, que trouxeram, como conquista pioneira, a jornada diária de 6 horas. 

Para Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a Confederação é fundamental para fortalecer a unidade nacional da categoria bancária. “A Contraf-CUT e esteve à frente de todas as campanhas salariais ao longo de 20 anos, coordenando o Comando Nacional e consolidando a Convenção Coletiva Nacional de Trabalho (CCT), que completa 34 anos neste ano, válida para trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país”, destacou. 

Por todo esse período, no âmbito da CCT, os avanços são robustos e incluem sucessivos aumentos reais de salários, valorização dos pisos, PLR, igualdade de oportunidades, combate ao assédio moral e sexual, capacitação de mulheres na área de tecnologia da informação e muitas outras conquistas. 

Toda essa trajetória histórica foi construída por pessoas comprometidas com a defesa do emprego, direitos e democracia: bancários da base, dirigentes sindicais e militantes políticos que ousaram romper com o modelo então vigente. Colhe-se no presente o que foi plantado no passado. 

A entidade mantém data-base unificada nacionalmente. É filiada ainda à UNI Global Union, sindicato multinacional que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços, e integra a UNI Américas Finanças. Assim, a Contraf-CUT e a história de lutas dos bancários do Brasil tornaram-se referência para os trabalhadores de todo mundo.

Canal da Fenae no WhatsApp

Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da Fenae e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae.