A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) segue acompanhando o andamento do julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com a TV do Trabalhador (TVT) e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), reafirmando seu compromisso com a transparência e o fortalecimento da democracia.

Na terça-feira (9), o relator, ministro Alexandre de Moraes, confirmou seu voto pela condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus por todos os crimes imputados, como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Em seguida, o ministro Flávio Dino também votou pela condenação e já apontou distinções na dosimetria das penas, destacando participação mais leve de alguns réus, como Ramagem, Heleno e Paulo Sérgio.

O ministro Luiz Fux descartou o crime de organização criminosa durante o julgamento da trama golpista. Ele foi o terceiro ministro a votar no julgamento sobre tentativa de golpe de Estado. Até o momento, o placar está 2 a 0 pela condenação de Bolsonaro e aliados. Cármen Lúcia e Cristiano Zanin se manifestam nos próximos dias.

Acompanhe ao vivo: