O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, participou na última terça-feira (16), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF, da cerimônia de abertura institucional do Encontro Anual de Gestores da Caixa 2025.

O evento, denominado “Somos a Caixa que Transforma”, teve o objetivo de analisar e discutir o planejamento estratégico do banco público até 2030, por meio de palestras, painéis técnicos e debates. Participaram do evento mais de 800 empregados da Caixa de todo o país.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da Caixa, Carlos Vieira. Segundo ele, a reunião anual de gestores foi organizada para alinhamento institucional, reflexão sobre os desafios e fortalecimento do compromisso do banco público com a transformação social e o desenvolvimento econômico do Brasil. O ato de abertura contou com a presença dos ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Jader Filho (Cidades).
 
Em sua fala, o presidente da Caixa discorreu sobre o papel social do banco e sobre a sua performance financeira. “A Caixa vive, hoje, um acelerado processo de modernização e reposicionamento estratégico, sem jamais abrir mão de sua essência de banco público e social”, afirmou. Mostrou, na prática, que um banco 100% público pode e possui a maior carteira de crédito do sistema financeiro nacional, com quase R$ 1,4 trilhão concedidos. E reiterou: “A Caixa é, portanto, o banco da inclusão social deste país”.

Carlos Vieira elogiou o governo do presidente Lula por fazer o país ter inclusão social, crescimento econômico, distribuição de renda justa e desenvolvimento social sustentável. 

Sergio Takemoto, presidente da Fenae, destacou a importância do encontro anual de gestores, ao mesmo tempo que reforçou o papel público e social da Caixa. “Para além da capacidade institucional do banco de transformar a vida das pessoas por meio da moradia, do crédito, do emprego e da esperança, a Fenae luta para garantir os direitos dos empregados, sempre em conexão com a defesa da Caixa pública e de caráter social”, completou.

Disse ainda o presidente da Fenae: “Nossa atuação tem o objetivo de assegurar melhores condições de trabalho, valorização profissional e respeito aos direitos dos trabalhadores, articulada diretamente com a mobilização por uma Caixa pública para todo o cidadão brasileiro”.