A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com a TV do Trabalhador (TVT) e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), acompanhou de perto o julgamento do chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe.

A cobertura integral de todos os principais momentos do julgamento foi encerrada na noite de ontem (11/09), com a condenação, por 4 a 1, do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e atentado violento contra a democracia.

Durante duas semanas, a equipe da Fenae, da Anapar e da TVT acompanhou o julgamento de dentro do STF, levando ao público os bastidores e curiosidades do plenário da Suprema Corte, reafirmando o compromisso com a transparência da notícia e o fortalecimento da democracia. A cobertura do julgamento também foi um importante momento para mostrar e reforçar para o público o quanto a democracia é a única opção viável para uma sociedade, especialmente neste ano em que o Brasil completa 40 anos de redemocratização. 

Além de Bolsonaro, que foi condenado a cumprir uma pena de 27 anos e três meses de prisão, foram condenados na ação penal os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira; Anderson Torres; o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o ex-comandante da Marinha Almir Garnier; e o tenente-coronel Mauro Cid.