Nesta sexta, 10 de outubro, quando são comemorados o Dia Mundial da Saúde Mental e o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, a Associação do Pessoal da Caixa do Amapá (Apcef/AP) realizou uma ação de conscientização das empregadas do banco público no estado.  Nas unidades, os dirigentes da entidade conversaram sobre temas como prevenção do câncer de mama, saúde mental e o engajamento das trabalhadoras e trabalhadores da empresa na luta em defesa do Saúde Caixa.

“Nosso objetivo foi falar sobre a rede de acolhimento das empregadas da Caixa, sobre o autocuidado com saúde física e mental, da campanha Fenae com Elas e divulgar o projeto que temos em parceria com a ONG Moradia e Cidadania – que atua com mulheres – e da nossa luta pelo Saúde Caixa, esclarecer os colegas que não tem como cuidar da saúde sem ter um plano de saúde viável e com qualidade para todos”, explicou a presidente da Apcef/AP, Erika Paiva.

Os dirigentes da associação visitaram 14 unidades em Macapá, sendo nove agência e cinco áreas meio. A mobilização também esteve presente em duas unidades o interior do estado: Oiapoque e Laranjal do Jari. Nos locais de trabalho foram distribuídos brindes e bolos rosas para simbolizar o Outubro Rosa- mês da campanha de prevenção do câncer de mama.

“A iniciativa Fenae com Elas reforça a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama, levando uma mensagem de acolhimento, conscientização e amor a todas as mulheres. Essa ação simboliza o compromisso da Fenae e da Apcef/AP em cuidar das nossas colegas e valorizar a saúde feminina. Outubro Rosa é mais que uma cor — é um lembrete de que cada vida importa.”

Campanha Fenae com Elas

No ano passado, a Fenae aderiu à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero ao assinar a carta-compromisso com o programa do Ministério das Mulheres. Após esse importante passo, todos os projetos selecionados no edital 004 da Fenae e das Apcefs passaram a ter um eixo transversal voltado à equidade de gênero. Além disso, nove iniciativas foram desenvolvidas exclusivamente para o empoderamento de mulheres e meninas nos estados do Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rondônia, São Paulo e Sergipe.