A Fenae esteve presente na reunião de fechamento e balanço de 2025 da Centralizadora do Ativo do FGTS (CEFGA), da Caixa, realizada nesta sexta-feira (19). Em um momento de integração, a diretora de Políticas Sociais da Federação, Rachel Weber, que também é empregada do setor na Caixa, apresentou aos colegas a atuação da Fenae na defesa dos trabalhadores do banco.

Durante a apresentação, Rachel mostrou as principais frentes de atuação da Fenae, como a defesa dos direitos dos empregados, do Saúde Caixa, da Funcef, a articulação no Congresso Nacional e as ações de responsabilidade social. Também apresentou os programas voltados ao bem-estar, como os Jogos da Fenae, o Talentos Fenae, #Pronto, Falei, a Corrida da Fenae, o Inspira Fenae, Meu Ideal e a plataforma de Convênios, que reúne centenas de empresas parceiras com descontos exclusivos.

“A Fenae existe para defender os empregados da Caixa onde for preciso, nas mesas de negociação, no Congresso Nacional e também no cotidiano de trabalho. Campanhas como a Vendeu, Recebeu! mostram que estamos atentos às demandas reais dos colegas e lutando por regras mais justas no SuperCaixa, com reconhecimento de verdade”, ressaltou, aso citar a campanha (saiba mais).

Funcef e o planejamento do futuro - A reunião contou também com a participação do diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira, eleito pelos participantes. Ele abordou a importância do planejamento previdenciário ao longo da vida profissional e apresentou um panorama da Fundação, que é o terceiro maior fundo de pensão do país.

A Funcef administra um patrimônio superior a R$ 120 bilhões, atende 139,9 mil participantes e paga cerca de R$ 5,39 bilhões em benefícios. Jair chamou a atenção para a longevidade dos beneficiários, entre eles, 36 pessoas com mais de 100 anos. E reforçou a importância de os empregados conhecerem seus planos, manterem o cadastro atualizado e planejarem o futuro com antecedência.

interna 2.jpeg

Jair destacou a atuação da diretoria de Benefícios, área que comanda, responsável pelos estudos da incorporação do REB ao Novo Plano. Esta demanda de quase duas décadas dos participantes finalmente saiu do papel e foi aprovada por todos os órgãos responsáveis, aguardando agora a análise da Previc para sua implementação”, disse Jair. 

“Planejar a aposentadoria é uma decisão de vida. Quanto mais cedo o empregado entende seu plano e faz escolhas conscientes, mais segurança ele terá no futuro”, destacou Jair.

A apresentação também trouxe dados do balanço da Fundação. Até setembro de 2025, todos os planos de benefícios apresentaram rentabilidade acima da meta atuarial.

O que faz a CEFGA

A Centralizadora Nacional do Ativo do FGTS (CEFGA) é um setor operacional da Caixa, responsável pela gestão operacional e administrativa das aplicações do FGTS em Habitação, Saneamento Básico e Infraestrutura, do qual o banco é agente operador. Em Brasília, a unidade é coordenada pelo gerente de Centralizadora Rodolfo Augusto Santos. Foi ele quem conduziu a reunião desta sexta-feira.

Além de operacionalizar os investimentos do Fundo, especialmente nas áreas de habitação, e saneamento básico e infraestrutura, o setor acompanha obras, fiscaliza projetos e cuida para que toda a operação do FGTS esteja em conformidade com a legislação e as normas do Conselho Curador, garantindo segurança, transparência e eficiência na aplicação dos recursos.

Para Rachel, atuar no CEFGA é motivo de orgulho. “Trabalhar na CEFGA é participar diretamente de uma engrenagem que faz o FGTS chegar à vida das pessoas. É um setor técnico, comprometido e essencial para o desenvolvimento do país. E é um orgulho fazer parte disso”, afirmou a diretora.

Interna 1.jpeg

Canal da Fenae no WhatsApp
Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da Fenae e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse aqui!