Em razão de sua atuação pela defesa da incorporação do REB ao Novo Plano, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) tem recebido questionamentos de participantes sobre o estágio do processo. Para esclarecer, a Fenae entrou em contato com a Funcef.

Segundo a Fundação, a proposta de incorporação do REB ao Novo Plano foi protocolada junto à Caixa. O banco encaminhou o documento ao Ministério da Fazenda e no momento está em análise na Secretaria Executiva do Ministério.

Somente após essa etapa, o processo deverá seguir para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão responsável por dar o aval às mudanças que envolvem fundos de pensão das estatais. 

A Funcef informou ainda que não há previsão para a conclusão e efetivação da incorporação.

 “Vamos acompanhar de perto cada etapa e manter os participantes informados sobre os desdobramentos da incorporação, que é uma questão de justiça com os participantes do REB. Essa é uma luta de quase duas décadas e que não vamos desistir”, informou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Fundação, eleito pelos participantes, também destacou que continua atuando entre os órgãos competentes para aprovação da incorporação. “Aprovamos a proposta aqui na Funcef e sabemos a urgência para os participantes do plano, que são submetidos a condições previdenciárias inferiores em comparação ao Novo Plano”, disse.