Em ano eleitoral, o trabalho de mapeamento das votações de assunto de interesse dos trabalhadores pode ser um bom parâmetro para conhecer a atuação do parlamentar, até porque mais de 86% deles vão tentar a reeleição. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou em julho o levantamento das votações no Congresso do segundo semestre de 2021 a junho de 2022 e divulgou os 100 parlamentares mais influentes no Legislativo.

 

Dentre os 129 parlamentares que votaram 100% a favor da pauta dos trabalhadores, destacou-se a bancária da Caixa, Erika Kokay (PT-DF), que, como líder da oposição orientou várias votações na Câmara Federal. Ela foi uma das agraciadas pela entidade com o Selo de Excelência Parlamentar, por estar sempre ao lado e a serviço dos trabalhadores.

 

“Foi no mundo do Trabalho e, especificamente na Caixa, que vivi a solidariedade e vi como ela transformou o banco, o país e a vida dos brasileiros. Receber o selo de excelência do Diap é uma alegria imensa, porque mostra que nunca me desviei dos meus objetivos e segui representando o anseio de todas, todos e todes que depositaram sua confiança em mim”, afirma a parlamentar.

 

Segundo Neuriberg Dias, diretor de Documentação do Diap, Erika Kokay foi primeira a ser prestigiada com o selo, que será entregue a todos os que votaram 100% com os trabalhadores: “É uma forma de fazer com o que o trabalho deles seja reconhecido pelos eleitores e a deputada esteve na linha de frente na luta da atual sessão legislativa para evitar os retrocessos e medidas que prejudicaram os bancários especificamente, como foi o caso do trabalho aos sábados e dos trabalhadores de maneira geral, como nas mudanças na legislação trabalhista promovidas por medidas provisórias”, afirmou ele.

 

Ele recomenda que os eleitores acessem o site www.quemfoiquem.org.br ou mesmo o site www.diap.org.br para saber como o parlamentar que mereceu seu voto tem votado em questões de interesse dos trabalhadores. “Este é um exercício de cidadania e maturidade política, acompanhar o trabalho dos que nos representam”, entende ele.