As empregadas e os empregados da Caixa estão em campanha contra qualquer reajuste nos valores cobrados dos usuários do Saúde Caixa. E, para atender a essa e a demais reinvindicações já apresentadas pela representação dos trabalhadores, haverá, nesta quarta-feira (17), o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A iniciativa também tem como objetivo pressionar o banco a apresentar uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde.

As ações incluem atividades em agências bancárias da Caixa, reuniões com empregados, colagem de cartazes, além do adiamento da abertura das agências/departamentos. O movimento também orienta que sejam realizadas atividades semanais de aproximação com a base, para ouvir os trabalhadores e reforçar a importância da mobilização.

“O Saúde Caixa é uma conquista histórica coletiva e símbolo de proteção da nossa categoria. Por isso, a defesa do reajuste zero não é apenas uma pauta financeira, mas a garantia de que os trabalhadores continuarão tendo acesso à saúde de qualidade sem o peso de aumentos abusivos. Convidamos a todos os empregados e as empregadas Caixa para fazerem parte da mobilização por um plano de saúde protegido e fortalecido”, reforça o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto.

Pesquisa Fenae

A Fenae divulgou os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre saúde física e mental dos empregados e empregadas da Caixa. Um dos recortes, o Saúde Caixa, traz dados fundamentais para o debate sobre sua preservação e fortalecimento. O levantamento foi realizado entre 27 de junho e 7 de julho de 2025, pela Acerte Pesquisa e Comunicação, e ouviu 3.820 respondentes da ativa e aposentados.

Diante dos resultados da pesquisa, a Fenae reforça sua defesa pelo reajuste zero nas mensalidades, já que os dados comprovam a importância do Saúde Caixa para os empregados. Atualmente, as mensalidades e pagamentos são o aspecto mais criticado, com 80% de reprovação, e qualquer aumento tende a agravar ainda mais a insatisfação.

O estudo mostra ainda que 92% utilizam o Saúde Caixa como principal plano de saúde. Mais da metade avalia o plano positivamente, com destaque para os aposentados (61%) e empregados lotados na Matriz (70%). Os serviços de atendimento de urgência (56% de aprovação) e liberação de exames (55%) figuram entre os pontos mais bem avaliados, demonstrando a relevância do plano para o cuidado com a saúde da categoria.

Além da defesa política, a pesquisa mostra a necessidade de melhorias nos canais de comunicação e na rede credenciada, que ainda apresentam alto índice de desconhecimento ou reprovação. Apenas cerca de 37% dos empregados da ativa avalia positivamente a rede credenciada. Já os canais de comunicação apresentam desempenho ainda mais frágil. O WhatsApp Saúde Caixa tem aprovação de apenas 30% e reprovação de 48%; o Fale Conosco registra 28% de avaliações positivas e o Chat Online é marcado pelo desconhecimento (41%), atingindo quase metade dos usuários, com só 17% de aprovação. Esses dados reforçam que custos, rede credenciada e comunicação concentram as principais insatisfações dos usuários.