Em um encontro com a Superintendência de Rede da Caixa no Ceará, realizado nesta terça-feira (27), o diretor de Administração e Finanças da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Marcos Saraiva, reforçou a atuação das entidades representativas dos empregados na defesa da efetividade do Saúde Caixa. O foco do encontro foi a qualidade e a rede credenciada do plano, especialmente em cidades do interior.

“Não estamos mais cobrando apenas melhorias no plano de saúde. Agora a nossa exigência é pela efetividade dessas melhorias, pela melhoria real na qualidade do plano, principalmente em relação ao credenciamento e à melhoria no atendimento aos usuários”, afirmou Marcos Saraiva, destacando a importância de transformações que se traduzam em benefícios tangíveis para os empregados e seus dependentes.

O diálogo com a Superintendência de Rede no Ceará ocorreu em um momento em que as discussões sobre o Saúde Caixa ganham novo impulso nas bases da categoria. No Ceará, assim como em diversas regiões do país, sindicatos locais têm registrado problemáticas na rede assistencial que impactam diretamente o dia a dia dos usuários do plano. 

Além do diretor da Fenae, participaram da reunião, pela Caixa, o superintendente Regional Norte e Sul, Izequiel Ferreira; o superintendente Executivo de Governo, Fulvio Franklin; e a gerente de Rede, Fernanda Chaves. Representando as entidades, estiveram o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Eduardo Marinho; e o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e conselheiro Fiscal da Fenae, Túlio Menezes. Participaram também o presidente da Apcef/CE, Péricles Madeira, e o representante do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Antônio Sancho.

WhatsApp Image 2026-01-27 at 15.40.13.jpeg

Cobranças por melhoria

A Fenae vem atuando de forma articulada em diversas frentes para avançar na qualidade e sustentabilidade do Saúde Caixa. Recentemente, a entidade intensificou a cobrança à Caixa pela formalização do convênio de compartilhamento de rede entre o Saúde Caixa e a Cassi. 

Além de unificar e ampliar a rede credenciada, especialmente em regiões do interior do país onde há maior dificuldade de acesso a serviços de saúde, o convênio pode trazer impacto direto no bolso dos empregados da Caixa. Com uma rede mais ampla e integrada, a expectativa é de racionalização de custos, maior eficiência assistencial e redução de gastos tanto para o plano quanto para os participantes do Saúde Caixa.

Canal da Fenae no WhatsApp

Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da Fenae e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae.