Os usuários do Saúde Caixa vão votar para escolher os novos representantes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC) entre os dias 13 e 16 de janeiro.  Por maioria, a diretoria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) declarou apoio à Chapa 2 – Movimento pela Saúde, formada por empregados da ativa e aposentados com trajetória reconhecida na defesa do plano e dos seus princípios de solidariedade, pacto intergeracional e preservação do modelo de custeio 70%/30%.

O CUSC é um espaço estratégico de participação dos usuários, responsável por acompanhar o desempenho do Saúde Caixa, analisar contas, propor melhorias no custeio e nas coberturas, além de encaminhar sugestões para o aperfeiçoamento do plano. Em um cenário de constantes pressões sobre o modelo de custeio e sobre a sustentabilidade do Saúde Caixa, a eleição ganha ainda mais relevância.

Conheça os candidatos

A Chapa 2 reúne nomes com experiência técnica e atuação direta nas instâncias de acompanhamento do plano. Entre os titulares, estão Maria Lúcia Cavalcante Dejavite (Malu Dejavite), aposentada da Caixa. Atuou em diversas funções no banco e foi presidente da APEA/SP e vice-presidente da Fenacef.

Aline Cardoso Pereira, é delegada sindical e integra a Comissão de Diversidade da Caixa, com atuação em diversidade e equidade de gênero. Fabiana Medeiros Jacobina Aires, exerceu funções como assistente, caixa e gerente de atendimento. É conselheira deliberativa da Apcef/DF. Érico César Gomes Jesus, dirigente sindical e integrante do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa na Bahia.

 Como suplentes, a chapa conta com Antônio Sancho de Carvalho Araújo Filho, aposentado com histórico de acompanhamento do Saúde Caixa da região CE, PI e MA. Também atua no CUSC; André Luiz Zanão Tosta, dirigente sindical e conselheiro deliberativo da Apcef/ES; Fábio Neves Mancuzo, dirigente sindical e membro do GT Bancário do Futuro; e Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha, fez parte do Comitê de Assessoramento Técnico da Funcef e atualmente é conselheiro eleito dos usuários do Saúde Caixa.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o apoio a Chapa 2 está diretamente ligado à capacidade técnica e ao compromisso dos candidatos para manter a viabilidade e sustentabilidade do plano. “A Chapa 2 é formada por pessoas preparadas, com profundo conhecimento do Saúde Caixa e histórico de luta em defesa do plano. São representantes que sabem dialogar, enfrentar os desafios do custeio e defender o direito dos empregados e aposentados a um plano de saúde sustentável, solidário e de qualidade”, afirmou.

Como votar

A votação será realizada de forma totalmente online. Para votar, o usuário deve acessar o portal do Saúde Caixa pelo endereço www.centralsaudecaixa.com.br/conselho, informar o CPF, utilizar a mesma senha do Login Caixa e, após a abertura do sistema de votação, é só selecionar a Chapa 2 – Movimento pela Saúde. O processo fica disponível das 8h do dia 13 de janeiro até as 18h do dia 16 de janeiro.

A Chapa 2 defende o modelo de custeio 70%/30% e a preservação das premissas de solidariedade, mutualismo e do pacto intergeracional, que estruturam o Saúde Caixa. Atua para garantir que os empregados admitidos após setembro de 2018 mantenham a participação da Caixa no custeio do plano na aposentadoria. A chapa também luta pela retirada do teto de 6,5% da folha de pagamento para custeio do plano previsto no estatuto do banco, além da ampliação da transparência, da ampliação da rede credenciada, da implementação de ações de eficiência, da melhoria contínua da qualidade do atendimento e da preservação do Saúde Caixa como uma das maiores conquistas dos empregados da Caixa.

Canal da Fenae no WhatsApp

Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da Fenae e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae.