Nesta terça-feira, dia 7 de outubro, com o apoio da Fenae, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) convida empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país a realizarem o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa

A iniciativa tem por objetivo informar a categoria sobre as negociações para renovação do Acordo Coletivo do Saúde Caixa, que estão em reta final, e mobilizá-la para a campanha em defesa do plano de saúde e das propostas, já apresentadas ao banco pelos representantes dos trabalhadores.

Nesse dia, as entidades sindicais e associativas vão colocar no centro do debate as experiências, os desafios e as potências da mobilização para garantir o Saúde Caixa de qualidade, acessível e sustentável para todos, empregados da ativa e aposentados. 

As ações programadas incluem atividades nas unidades, reuniões com os empregados, colagem de cartazes, retardamento da abertura das agências/departamentos, uso de carro de som e entrega de materiais. O movimento tem caráter nacional, mas a Fenae e a Contraf/CUT orientam as associações do pessoal da Caixa e os sindicatos de bancários para que sejam realizadas atividades semanais de aproximação com a base, para ouvir os trabalhadores e reforçar a importância dessa mobilização.

Além dessas ações presenciais, o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa (7 de outubro), também irá ocorrer em ambiente digital. Para participar dessa mobilização nacional, o empregado é convidado a personalizar sua foto nas redes sociais, fazendo parte assim do movimento. 

Entre as principais reivindicações da categoria estão o reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa, o fim do teto de custeio de 6,5% da folha e a ampliação da rede credenciada. Confira as propostas já apresentadas ao banco: 

.
Reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa.
. Fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial.
. Cumprimento do modelo de custeio 70/30.
. Respeito aos princípios do mutualismo, solidariedade e ao pacto intergeracional.
. Melhoria e ampliação da rede credenciada própria. 
. Compartilhamento das redes de outros planos. 
. Plano na aposentadoria para contratados depois de 2018. 
. Fortalecimento do GT Saúde Caixa. 
. Fortalecimento do Conselho de Usuários. 
. Maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores na gestão do plano. 
. Funcionamento efetivo dos comitês de credenciamento. 
. Aporte pela Caixa dos valores pagos a menor.   

Lembrete importante

Para o sucesso do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, em 7 de outubro (nesta terça-feira), a Fenae e a Contraf/CUT lembram às empregadas e aos empregados a necessidade de que sejam feitas mobilizações dialógicas que fortaleçam, ampliem e transformam realidades. 

Como se trata de uma campanha sindical para renovação do acordo, a orientação é para que sejam mantidas as atividades nas unidades da Caixa, até que as negociações para renovar o ACT do Saúde Caixa sejam concluídas  e o novo acordo seja firmado. 

Material para a mobilização

Comunicado da Contraf/CUT para as entidades sindicais bancárias informa que o boletim Avante, faixas e cartazes, para serem utilizados nas atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, nesta terça-feira (7), estão disponíveis na área interna do site www.contrafcut.com.br. Esses materiais também podem ser baixados no link https://drive.google.com/drive/folders/1dmdmu18rYVqtw1wxhho-TobUmj8KeviO?usp=drife_link

Apoio da Fenae 

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, vai direto ao ponto: “O Saúde Caixa é uma conquista coletiva histórica e símbolo de proteção para todas as empregadas e todos os empregados. Com base nesse princípio, a defesa do reajuste zero não é apenas uma pauta financeira, mas a garantia de que os trabalhadores vão continuar tendo acesso a uma saúde de qualidade sem o peso de aumentos abusivos”. 

Sergio Takemoto aproveita o momento para convidar todas as empregadas e todos os empregados da Caixa a participarem da mobilização nacional por um plano de saúde protegido, fortalecido e sustentável.