As ações do projeto social “Sou Porque Somos – Ubuntu na Luta pelo Feminicídio Zero”, desenvolvido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e pela Apcef/MA, já começam a apresentar resultados concretos. Na última semana de maio, a Cooperativa de Mulheres Produtoras de Vassouras Ecológicas do Quilombo Urbano da Liberdade (Comuprove) participou da Feira de Economia Solidária e Popular, realizada na Câmara Municipal de São Luís.

A cooperativa surgiu a partir da primeira turma de artesanato promovida pelo projeto, desenvolvido pela Fenae em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. O que começou como uma oficina voltada à produção de vassouras ecológicas evoluiu para uma iniciativa coletiva liderada pelas próprias participantes, que decidiram se organizar e criar a Comuprove.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforçou o compromisso da entidade em continuar investindo em iniciativas voltadas ao fortalecimento e à autonomia das mulheres no Maranhão. “Projetos como este mostram que a transformação social acontece quando oferecemos oportunidades, conhecimento e condições para que as mulheres possam desenvolver todo o seu potencial. A Fenae seguirá apoiando ações que promovam inclusão, geração de renda, cidadania e mais dignidade para as comunidades”, destacou.

Para a diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, a trajetória da cooperativa demonstra o potencial transformador dos projetos sociais voltados à inclusão produtiva e ao fortalecimento das mulheres.

“A Comuprove representa a força da união, da solidariedade e da capacidade das mulheres de se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Ver essa transformação acontecendo na comunidade reforça a importância de continuarmos investindo em projetos que promovam inclusão, desenvolvimento social e oportunidades para quem mais precisa”, destaca.

Durante a feira, as integrantes da cooperativa expuseram e comercializaram seus produtos ao lado de outros empreendimentos da economia solidária. Giselle reforça que a participação no evento representa mais um avanço na trajetória das mulheres que transformaram os conhecimentos adquiridos durante o projeto em uma alternativa de geração de renda, fortalecimento comunitário e atuação coletiva no território.

“Falar sobre empoderamento feminino e acompanhar de perto a transformação na vida dessas mulheres é extremamente gratificante para a Apcef Maranhão e para a Fenae. O que começou como uma oficina de produção de vassouras ecológicas tornou-se uma iniciativa coletiva, gerando autonomia, renda, autoestima e novas perspectivas de futuro para dezenas de famílias”, reforça Giselle Menezes.

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e ampliar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar. Na plataforma, os doadores encontram informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.

Canal da Fenae no WhatsApp

Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da entidade e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae.