O diretor de Benefícios da Funcef eleito pelos participantes, Jair Pedro Ferreira, participou, nesta quinta-feira (23), do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (46CBPP), o maior evento da América Latina sobre previdência complementar fechada. Jair apresentou o painel “Disrupção no relacionamento com o participante: inovação e ciência de dados na gestão previdenciária”, e abordou os avanços e desafios na comunicação com participantes.

Ele destacou as iniciativas da diretoria para utilizar a inteligência de dados no fortalecimento do relacionamento com os participantes e promoção de uma cultura de educação previdenciária.
 
“Nosso foco é mostrar como a tecnologia pode apoiar decisões conscientes e promover uma relação mais próxima e humana com nossos participantes, reforçando que educar é o primeiro passo para garantir uma aposentadoria sustentável”, explicou. 

O painel demonstrou o Índice de Engajamento Previdenciário (INEP), ferramenta criada pela Funcef para medir o nível de envolvimento dos participantes e orientar estratégias personalizadas. O indicador considera pilares como esforço contributivo, uso de simuladores, relacionamento com canais digitais e contribuições voluntárias. Os resultados mostram que a consultoria previdenciária reduziu em 22% as chances de resgate e estimulou mais de mil novas adesões nos últimos anos.

O painel também abordou a jornada do participante, que vai da conscientização à pós-aposentadoria, e apresentou ações voltadas à educação financeira, saúde mental e cidadania, reforçando o papel social da previdência complementar.

A apresentação teve participação de Dionísio Siqueira, gerente de Relacionamento e Atendimento; Monia Zucchetti, gerente de Atuária e Planejamento Previdenciário, e Flávia Galvão, coordenadora de Planejamento Previdenciário.