No último sábado (3), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Tocantins (Apcef/TO) celebrou os 53 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) com uma festa que começou nas primeiras horas da manhã e se estendeu ao longo do dia. O evento foi marcado por diversas atividades esportivas e culturais, promovendo integração entre os associados e suas famílias.

As comemorações iniciaram com torneios de beach tennis, vôlei de quadra e futebol, atraindo a participação ativa dos presentes. Segundo o presidente da Apcef/TO, João Batista, a escolha das atividades foi estratégica devido à proximidade dos Jogos da Fenae 2024, que será realizado de 15 a 21 de agosto, em João Pessoa (PB). "Foi um dia especial para nós. Marcamos vários jogos e decidimos fazer essa temática pela proximidade dos jogos finais. Tivemos amistosos de futebol, vôlei e também jogos de beach tennis e vôlei de areia", destacou João.

Os participantes foram convidados para um churrasco campeiro, reunindo cerca de 200 associados em um ambiente de confraternização e alegria. "O churrasco foi um momento de integração importante, onde todos puderam se reunir e celebrar juntos", completou João Batista.

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, representou a Federação nas comemorações. Em seu discurso, Rachel ressaltou a importância da Fenae na luta associativa e na representação dos empregados da Caixa. "A Fenae tem um papel fundamental na defesa dos direitos dos empregados da Caixa e na promoção de iniciativas que fortalecem a nossa comunidade. É uma honra participar deste momento de celebração junto com vocês", afirmou Rachel.

O ponto alto da festa foi o momento dos parabéns, celebrado com um bolo especial em homenagem aos 53 anos da Fenae. A comemoração foi embalada pela apresentação da banda VIP Moral, que trouxe o melhor do pagode e manteve o público animado até o fim do dia.

A celebração dos 53 anos da Fenae pela Apcef/TO foi um sucesso, promovendo integração, lazer e valorização dos associados, além de destacar importantes iniciativas sociais. "Foi um dia de muita alegria e confraternização. Estamos felizes por termos proporcionado esse momento especial para todos os nossos associados", concluiu João Batista.

Projeto Coletivo de Mulheres de Tocantins

Além das atividades esportivas e do churrasco, o evento contou com ainda com a exposição do projeto Coletivo de Mulheres de Tocantins. A projeto, que visa desenvolver a renda e a independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade, trouxe artesãs de Araguaína (TO) para expor e vender seus trabalhos. A iniciativa foi bem recebida pelos presentes e destacou a importância da inclusão e do apoio social.

Desenvolvido em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, o projeto capacita profissionalmente mulheres acima de 18 anos, que são chefes de família, estão desempregadas ou sem emprego formal. Entre os cursos oferecidos, estão o de cuidadora de idosos, artesanato e panificação e biscoitos.

A vice-presidente da Associação Coletivo de Mulheres Maria Criativa de Araguaína/TO, Patrícia Bringel Noleto, uma das instituições beneficiadas pelo Movimento Solidário, falou da importância da exposição do sábado para mostrar a produção e o trabalho que é desenvolvido com o incentivo da Federação.

Segundo ela, atualmente, o projeto atende 30 mulheres com aulas de artesanato. A feira a foi uma oportunidade de “Esse incentivo da Fenae faz toda a diferença para nós, porque podemos entregar para essas mulheres um trabalho de qualidade. Além da geração de renda, esse trabalho também é terapêutico para assistidas. Muitos enfrentam condições adversas dentro da família”, disse a professora de artesanato, Patrícia Bringel.