Em reunião extraordinária, realizada na manhã desta sexta-feira (9), o Conselho Deliberativo Nacional da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) decidiu apoiar, em sua ampla maioria, a eleição de Fabiana Uehara Proscholdt para o Conselho de Administração da Caixa.

“O CDN é a instância máxima de decisão da Fenae, sendo constituído pelos membros da Diretoria Executiva da Federação e pelos presidentes das 27 Apcefs do país. Formamos a maioria para apoiar a candidatura da aguerrida Fabi. Entendemos que ela é a mais preparada para dar continuidade à luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do maior banco público da América Latina”, frisou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Empregada Caixa há 23 anos, Fabiana Uehara foi, até este mês de fevereiro, coordenadora da Comissão de Empresa dos Empregados da Caixa (CEE CAIXA), foi diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e ocupa o cargo de diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília.

“Me sinto honrada em receber o apoio deste Conselho, composto por importantes colegas e representantes dos empregados Caixa. Esse apoio me fortalece e me inspira a seguir adiante com ainda mais determinação e comprometimento com a defesa de um banco 100% público e pelo bem-estar de suas trabalhadoras e trabalhadores. Cada gesto de confiança que recebo é um lembrete poderoso do que podemos alcançar juntos quando nos unimos em prol de um objetivo comum”, destacou a candidata.

Conselho de Administração da Caixa

O Conselho de Administração, principal instância decisória do banco, é composto por oito membros - apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância.

São seis indicados pelo ministro da Fazenda; um pelo presidente da Caixa (membro nato); e um conselheiro eleito pelas empregadas e empregados da Caixa para representá-los, cargo em disputa pela candidata Fabi. A função do Conselho é deliberar sobre os interesses estratégicos de longo prazo do banco.

Eleições CA

O primeiro turno será realizado de 26 a 29 de fevereiro. Se a eleição for para o segundo turno, os empregados poderão votar novamente entre os dias 11 e 14 de março. A divulgação do resultado do primeiro turno está marcada para o dia 1° de março e, a do segundo turno, dia 15 de março.

A votação ocorrerá pela intranet da Caixa. Para votar, basta que o empregado acesse o site: eleicaoca.caixa.gov.br/siele.

Para votar em Fabi Uehara, digite 0002.