Na terça-feira (8), em reunião da Mesa Permanente de Negociações entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e a direção do banco sobre Promoção por Mérito, terminou no impasse. Como já havia informado na reunião do Grupo de Trabalho específico, a direção da Caixa aceitou pagar um delta para todos os trabalhadores, que não possuem impedimentos em 2021. No entanto, o banco não aceitou retirar o ponto de impedimento sobre a falta não justificada. O resultado penaliza empregados que tiveram uma única falta não justificada e ataca diretamente a organização dos trabalhadores. A Caixa informou em mesa o encerramento das negociações.


Os representantes dos empregados classificaram a decisão unilateral da direção da Caixa como uma afronta além de prática antissindical. "A direção da Caixa simplesmente encerrou a negociação com os trabalhadores. Essa decisão unilateral é um ataque para a organização dos trabalhadores, ao movimento como um todo e aos nossos direitos. Já tivemos impasses num passado não tão distante e que foram resolvidos negocialmente. Essa posição da direção do banco é lamentável ", destacou a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.

Como forma de protesto, cada federação que compõe a CEE manifestou-se na mesa de negociações se dizendo contrários ao posicionamento da direção da Caixa. A direção de Pedro Guimarães assim impõe estagnação na carreira de muitos empregados como retaliação. Como decisão, a Comissão tomará todas as providências possíveis.

Foram sucessivos cancelamentos e adiamentos das negociações por parte da direção da Caixa, que tentou por diversas vezes retardar o debate sobre a sistemática de distribuição dos deltas. O mesmo aconteceu durante a reunião. "Vimos, mais uma vez, a direção da Caixa retardando o início das negociações para depois dizer que não há mais tempo para debates. Eles fizeram isso no ano passado e fizeram no debate sobre o Saúde Caixa", afirmou o representante da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro (Federa/RJ), Sergio Amorim.

Os representantes da comissão reforçaram o protesto contra a utilização do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) visto pelos trabalhadores não como uma ferramenta de desenvolvimento e sim como um instrumento de assédio aos trabalhadores.

Proposta da Sistemática de Promoção por Mérito:

A proposta a ser implementada irá distribuir o primeiro delta para todos os empregados que não têm impedimentos como:

- Menos de 180 dias de efetivo exercício;

- Estar com contrato de trabalho suspenso na data da apuração da promoção;

- Ter penalidades no ano base (advertência, suspensão, censura ética);

- Apresentar falta não-justificada;

- Estar na última referência salarial.

Já o segundo delta será distribuído para os empregados que atingirem a avaliação “Excepcional” e possivelmente o "Superior" no ciclo 2021, a depender de orçamento.

Outras cobranças

- Saúde Caixa: mais uma vez a CEE cobrou a mesa de negociação do Saúde Caixa. Ainda segue um alto número de reclamações pelo país sobre problemas de autorizações, reembolsos, credenciamentos entre outros;

- PCDs: a CEE cobrou um posicionamento da Caixa quanto a contratação dos concursados de 2021, que ainda aguardam a avaliação de recurso pela Caixa para serem chamados;

- Restruturação: houve denúncias de possíveis reestruturações na Caixa. De acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a informação deve ser passada antecipadamente para o movimento sindical;

- Outro ponto foi a retomada do debate sobre teletrabalho e banco de horas.