A atuação firme e articulada da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) ao longo de 2025 foi decisiva para fortalecer o Saúde Caixa e garantir uma das principais conquistas do ano para os empregados do banco: a manutenção do reajuste zero no plano de saúde. O resultado é fruto da mobilização nacional da categoria e do trabalho conjunto da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), da Contraf-CUT e das entidades representativas, que pressionaram a Caixa a rever propostas que ameaçavam o orçamento dos trabalhadores e suas famílias e a sustentabilidade do plano.

Durante o processo de negociação, a Caixa apresentou propostas que previam aumentos significativos nas contribuições dos usuários, o que gerou forte reação dos empregados. “A Fenae esteve à frente desse debate, atuando de forma técnica e política para esclarecer os impactos das medidas, defender o pacto intergeracional e chamar a categoria à mobilização em defesa de um Saúde Caixa acessível e solidário”, garante o presidente da entidade, Sergio Takemoto.

A resposta veio com a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde, que garantiu a manutenção das regras do plano e o reajuste zero para 2025. As empregadas e os empregados da Caixa, titulares do Saúde Caixa, aprovaram a proposta de Acordo em assembleias realizadas por sindicatos da categoria em todo o país. Com a aprovação, o acordo será assinado e passa a ter validade a partir de 1º de janeiro, com vigência até 31 de agosto de 2026.
 
“A aprovação do acordo representou uma vitória importante, sobretudo em um cenário de alta inflação médica e constantes reajustes nos planos privados de saúde, reforçando o papel do Saúde Caixa como um direito coletivo dos empregados, aposentados e pensionistas”, afirma o diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros. 

Ao longo do ano, a Fenae também atuou de forma permanente na interlocução com a Caixa, acompanhando as negociações, divulgando informações por meio de seus canais de comunicação, esclarecendo dúvidas e alertando para riscos que poderiam comprometer a qualidade do plano.

“Mesmo com as conquistas alcançadas, a Fenae segue atenta aos desafios que permanecem. Reforçamos a necessidade de continuidade do diálogo e da mobilização para a construção de soluções estruturais que assegurem, a longo prazo, a sustentabilidade do Saúde Caixa, a qualidade da rede credenciada e o respeito aos direitos dos empregados da ativa e aposentados”, finaliza o presidente Sergio Takemoto.

Canal da Fenae no WhatsApp
Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da Fenae e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae