Nesta quarta-feira (22), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Pará (Apcef/PA) completa 73 anos de história, lutas e conquistas, sempre ao lado de seus associados/associadas, na defesa da Caixa pública/social e na promoção de qualidade de vida com bem-estar para os empregados do banco público no estado. A comemoração em dose dupla foi antecipada e ocorreu no último domingo (19), a partir das 11h, no Clube CaixaParah, em Belém/capital, junto com a programação do Dia das Crianças.

Foi uma festa marcada por momentos de alegria, música e muita diversão para toda a família. Teve cantorias e brincadeiras diversas, além de buffet especial. O ato comemorativo, enfim, foi do tamanho da sede campestre da associação paraense. 

Na programação, visando garantir muita diversão à criançada, constou animação infantil, com baú repleto de surpresas artísticas e outras novidades animadas. As crianças contaram ainda com brinquedos infláveis, barraca de guloseimas e muito mais, 

O palco da festa dos 73 anos da Apcef/PA abriu em grande estilo. O show do cantor Thiago Costa mirou na alegria, música boa e emoção. A apresentação ao vivo trouxe muita energia e música agitando a festa.

Ao final, como já virou tradição, o aniversário da associação paraense e o Dia das Crianças foram encerrados com a tradicional Banda Sayonara, que representa muito da sonoridade paraense: MPB, música romântica/sertaneja, brega pop, entre outros ritmos. Essa banda se tornou referência no cenário musical do Pará.

Apcef/PA: origem e história

A Apcef/PA foi fundada em 22 de outubro de 1952, sob a denominação de Caixa Beneficente dos Economiários do Pará, mudando depois para Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal do Pará. Em 1963, passou a chamar-se de Associação dos Economiários do Pará (Aepa), para finalmente, a partir de 1996, adotar a denominação de Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Pará, com a sigla Apcef/PA.

Na época da fundação, a finalidade era de proporcionar auxílio financeiro aos seus associados, por meio de empréstimos e para assegurar assistência médica, odontológica, jurídica, hospitalar e farmacêutica, assim como, em caso de morte, custear os funerais do associado. 

A sede campestre foi inaugurada em 22 de dezembro de 1978, recebendo o nome de CaixaParah. Nesse espaço, adota-se a política de ambiente 100% livre do fumo, válida para todas as áreas, inclusive as abertas. É um lugar de convivência familiar e de saúde. 

Hoje, a Apcef/PA é uma entidade que registra história, lutas, conquistas e realizações. Atua sempre ao lado de seus associados, na defesa da Caixa pública/social e na promoção de qualidade de vida com bem-estar para os empregados do banco público na região Norte do país.