Nesta quinta-feira (18), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo (Apcef/ES) completa 67 anos de história. A data será comemorada dois dias depois, em 20 de setembro/sábado, a partir das 14h, na sede do Clube do Bicanga, em um evento com oito horas de programação musical e diversão para associados, dependentes e convidados, denominado “APCEFestival”.

São seis décadas e sete anos da associação capixaba, consolidada como uma entidade forte que representa os trabalhadores do banco público no Estado. O foco é a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, na defesa do banco 100% público e pelos direitos dos seus empregados.  

Esse “APCEFestival” promete ser um evento baseado em um mix de estilo, alegria e desenvoltura, com muita música, cultura e confraternização. A partir das 14h, os festejos começam com o Bloco Oitentação, encarregado de levar aos participantes hits dos anos 80, tendo como pegada a energia contagiante dos blocos de rua do carnaval de Vitória. Caberá ao Bloco Oitentação misturar clássicos do R&B, black music e rock, criando uma discoteca ao ar livre em clima de nostalgia e folia. 

Na sequência, a partir das 17h, o rock’n roll aparece com o show de Dona Fran e banda. Serão mostradas pérolas do rock clássico, a exemplo de um repertório que inclui Led Zeppelin, Janis Joplin, Deep Purple, AC/DC, Queen e artistas nacionais como Rita Lee e Pitty. O espetáculo será animado pela voz potente de Dona Fran. 

A partir das 20h, sobe ao palco do “APCEFestival” Flavinha Mendonça, atração principal da festa da Apcef/ES, e cantora estourada no Espírito Santo e em várias cidades Brasil afora. Desta vez, o show mistura música baiana e sertanejo universitário, naquilo que é definido como “sertanaxé”. A cantora capixaba, aliás, apresenta esse show com exclusividade. 

Outra atração serão as opções oferecidas pelas barracas gastronômicas, com comida e bebida para todos os gostos, vendidas no local. No cardápio, chope gelado e petiscos de roda de boteco. A energia durante o dia fica garantida com a piscina do Clube do Bicanga liberada até as 17h. 

Apcef/ES: voz do presidente

Para Cláudio Agnelo Bastos, presidente da Apcef/ES, o aniversário de fundação da associação capixaba, em 18 de setembro de 1958, é a data festiva mais importante do nosso calendário para os associados da entidade.

“Constitui ainda uma excelente oportunidade para relembrar nossa história de luta, principalmente neste ano de 2025, por estarmos completando 40 anos da greve das seis horas, paralisação essa da qual não participei, mas que inúmeros colegas e associados contam toda a história desse movimento e de como foi pensado, construído e executado dentro das Apcefs do Brasil inteiro”, reiterou.

Segundo ele, nada melhor do que comemorar esta data ao lado de amigos, associados e familiares, traduzida também em oportunidade de gerações se reencontrarem dentro da Apcef/ES. E Cláudio Bastos completou: “É uma honra muito grande para mim estar neste momento aqui, para celebrar junto com todos os associados”.