Nesta segunda-feira (22), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Bahia (Apcef/BA) completa 94 anos de história, lutas e conquistas, como uma forte, importante e representativa entidade associativa na defesa dos empregados do banco público e na mobilização por direitos e condições dignas de trabalho, sempre em prol da associada e do associado. 

A comemoração da data, entretanto, foi agendada para sábado, dia 27 de abril, com festa memorável para marcar a ocasião histórica, na sede de campo de Camaçari na região metropolitana de Salvador (BA), quando estarão reunidos associadas/associados e convidados, entre amigos e simpatizantes, em uma jornada festiva repleta de música ao vivo e animação.

Nesse dia, a partir das 11h, as portas da sede campestre vão abrir-se para receber os associados e os convidados em uma celebração que promete fazer história. O ambiente será preenchido com o som ao vivo de bandas locais, garantindo assim uma atmosfera positiva para todos os presentes. Durante o evento, os empregados ativos e aposentados terão a oportunidade não apenas de celebrar os 94 anos da trajetória da Apcef/BA, mas também de reforçar os laços de amizade e compartilhar momentos de alegria e descontração. 

O aniversário de 94 anos da Apef/BA registra a luta em defesa da Caixa pública/social e dos direitos das empregadas e dos empregados, combinando essas reivindicações com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida por meio do esporte, cultura, atividades sociais e de lazer. São os empregados ativos e aposentados do banco que fazem a associação baiana ser o que é hoje, tendo a parceria da Fenae para apoiá-la em todos os projetos desenvolvidos em prol das associadas e dos associados. E isso é muito mais do que um tempo percorrido. É história, tradição, conquistas e aprendizado. 

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, parabeniza a associação baiana pelos seus 94 anos de existência. Segundo ele, a entidade associativa da Bahia mistura experiência com renovação do pessoal da Caixa, unindo-se sempre mais em prol da defesa de direitos, do banco público/social e do bem-estar das empregadas e dos empregados.

Significado histórico da Apcef/BA  

A data de fundação está registrada em 22 de abril de 1930, por iniciativa de um grupo de empregados da Caixa em solo baiano, com a finalidade de defender direitos e condições decentes de trabalho. Inicialmente, porém, a Apcef/BA exerceu a função que hoje é destinada aos sindicatos de bancários, visto que à época as Caixas Econômicas eram estaduais e o empregado do banco não era considerado bancário, mudança que se deu na luta histórica pela jornada de seis horas e pelo direito à sindicalização, conquistas do ano de 1985, resultado da mobilização coletiva em favor das empregadas e dos empregados do banco. 

Desde então, e na condição de terceira mais antiga entidade associativa do país, a Apcef/BA tornou-se um complexo que oferece ampla estrutura para a diversão, lazer e tranquilidade de suas associadas e de seus associados, familiares e amigos, sem descuidar da linha de frente da mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores do banco público. Hoje, por exemplo, a associação baiana tem vôlei, escolinha de futebol, pilates, massoterapia, academia, karatê, ginástica rítmica, hidroginástica, basquete, tênis e natação. Além disso, incentiva e fortalece a luta em defesa dos direitos e conquistas trabalhistas, possuindo ainda convênios com lojas, escolas, faculdades e cursos.

A entidade baiana possui também uma sede de campo no Km 9 da Estrada do Coco, na Rua Curva do Rio Joanes – Abrantes, em Camaçari/BA, que funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e conta com uma estrutura completa para atender a toda a comunidade local. 

A sede campestre de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, tem 92 mil metros quadrados de área verde. O clube, aliás, possui lago cercado por área verde, quiosques, quadras, campos de futebol, salão de jogos e de festas, piscinas e apartamentos para hospedagem. Existe a vantagem desse clube de campo ficar próximo a bonitas praias, em um local privilegiado. 

Afora a montagem dessa estrutura, a Apcef/BA dispõe também de subsedes nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista. Eis um clube para o associado chamar de seu. Fica, então, o convite: hospeda-se nesses espaços e usufrua de tudo que for oferecido.