Em Aracaju (SE), em uma das salas da agência Serigy, no dia 19 de novembro de 1957, um grupo de 22 empregados da Caixa Econômica Federal participava de uma histórica reunião cujo principal legado foi a Associação do Pessoal da Caixa de Sergipe (Apcef/SE), fundada para atuar como a voz das trabalhadoras e dos trabalhadores do banco público, sempre em defesa de direitos e na luta coletiva por uma Caixa 100% pública e social. É fato, porém, que a Apcef/SE também proporciona esporte, cultura, atividades sociais ou de lazer para o bem-estar de associadas e associados, mas de forma democrática e solidária.

O aniversário de 66 anos da Apcef/SE será celebrado neste domingo (19), tendo por referência muitas vitórias e reunidas em torno de muitas diretorias e muitas pessoas que contribuíram e ainda contribuem para a associação sergipana ser o que ela é hoje: uma organização associativa combativa, forte e representativa.

São, com certeza, seis décadas e seis anos de história, dedicação, mobilização e conquistas. As marcas registradas dessa atuação apresentam-se sob o disfarce da defesa do banco público e social, da valorização dos direitos das empregadas e dos empregados e da reafirmação da democracia, no Brasil, em Sergipe e na Caixa. A dinâmica cotidiana é a promoção do bem-estar para associados da ativa, aposentados e pensionistas, ao lado de familiares.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, comemora a passagem do aniversário de 66 anos da Apcef/SE com uma saudação às empregadas e aos empregados da Caixa em Sergipe e aproveita a ocasião para congratular também a diretoria da associação sergipana, ao mesmo tempo que reforça o apoio da Fenae na parceria e nas ações de integração para os colegas do banco.

Trajetória de vitórias da Apcef/SE

Atenção para a data de 19 de novembro de 1957. O período é histórico e marca a fundação da Apcef/SE, que surge, em um primeiro momento, sem sede definida. A construção do Clube da Caixa, hoje situado na Avenida Melício Machado, perto da Praia de Atalaia, é fruto de muito esforço coletivo. Em Aracaju, capital, a sede da associação sergipana é palco para programas de atividades físicas, socioculturais e esportivos, com o registro até mesmo da participação da comunidade externa.

A atuação em mobilizações políticas, com destaque para melhores condições de trabalho e remuneração, é desenvolvida em parceria com a Fenae e com entidades sindicais regionais. Essa atuação está articulada com o lazer e com a promoção cultural e esportiva.

Hoje, a Apcef/SE conta com mais de 1.500 associados. A estrutura comporta o melhor parque aquático de Aracaju, dois campos de futebol, duas quadras de vôlei de praia, quadra poliesportiva, quadra de tênis, piscina infantil/adulto de 25 metros, playground, sauna, salão de jogos, salão de sinuca climatizada, salão de festas, espaço de relaxamento com redes para a associada e o associado aproveitarem momento de leitura (o chamado redário), 14 churrasqueiras e ampla área verde para o descanso e contato com a natureza.

Em Aracaju, a sede da Apcef/SE tem se transformado na segunda casa da bancária e do bancário da Caixa em Sergipe. Isto a torna mais movimentada e cada vez mais conhecida, notadamente por promover diversas atividades esportivas, culturais e de lazer.