Começou hoje (22), às 11h, e termina na segunda-feira (25), às 18h, a votação nas eleições do terceiro maior fundo de pensão do país - A Fundação dos Economiários Federais (Funcef). O horário de votação é ininterrupto. Neste pleito, os participantes vão escolher dois conselheiros deliberativos, um conselheiro fiscal e dois diretores – um para a Diretoria de Benefícios e outro para a Diretoria de Administração e Controladoria. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) apoia e indica os candidatos que integram o grupo “Juntos - A Funcef é dos Participantes”, especialmente pelo histórico dos seus integrantes em defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Estamos em um momento de crescente ameaça à gestão do Fundo, dos recursos dos participantes e do direito de elegermos nossos representantes; portanto, a votação de todos é fundamental. A Fenae apoia os candidatos do Movimento não só pelo comprometimento com a democratização e transparência na Fundação, mas principalmente por defenderem o efetivo envolvimento dos participantes em todos os processos da Funcef e pela capacidade técnica dos seus integrantes”, avalia Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Takemoto faz referência às mudanças que o governo quer impor nas leis que regulam as entidades fechadas de previdência complementar (leis complementares 108 e 109). A mudança significa a privatização da gestão dos fundos, já que pretende transferir para o mercado financeiro a administração dos recursos dos participantes. De acordo com o Relatório Gerencial de Previdência Complementar do 4º bimestre de 2021, o patrimônio das entidades fechadas atingiu R$ 1,12 trilhão até o final de abril de 2021 – um aumento de cerca de 7% em comparação com dezembro de 2020.

Jair Pedro Ferreira, ex-presidente da Fenae por dois mandatos e atual diretor de Formação da Federação, é candidato à diretoria de Benefícios da Funcef e tem atuado para esclarecer os participantes sobre os riscos desta mudança. “Administrar este patrimônio, construído com muito suor dos trabalhadores, é uma velha reivindicação dos bancos privados. E agora o governo quer atender a esse interesse. Somos absolutamente contrários a esse processo e, dentro da Fundação, vamos enfrentar qualquer tentativa de ameaça aos recursos dos participantes”, destaca Jair Pedro Ferreira.

Conheça os candidatos que integram o movimento Juntos – A Funcef é dos Participantes:

 

_cawvcqtge5u.jpg

Candidatos a Conselheiros Deliberativos

Antônio Messias Rios Bastos - titular

Wagner Ferreira - suplente

Selim Antônio de Salles Oliveira - titular

Helaine Coutinho Cardoso - suplente

Candidatos a Conselheiros Fiscais

Sâmio Cássio de Carvalho Melo - titular

Tamara Siqueira dos Santos - suplente

Diretorias

Rogério Vida - Diretor de Administração e Controladoria

Jair Pedro Ferreira - Diretor de Benefícios

Para conhecer o currículo dos candidatos, acesse as redes do movimento Juntos- A Funcef é dos Participantes

Como votar:

As Eleições da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) de 2022 serão realizadas de maneira on-line, por meio de sistema eletrônico, com acesso por CPF e senha pessoal do eleitor. O acesso ao sistema se dará por meio do autoatendimento da página eletrônica da Funcef ou aplicativo móvel (app) da Fundação.

A votação terá a seguinte ordem - dois candidatos ao Conselho Deliberativo, um candidato para o Conselho Fiscal, um candidato para a Diretoria de Administração e Controladoria e outro para a Diretoria de Benefício. Depois de selecionar os candidatos para todos os cargos, confira as ecolhas antes de confirmar. Caso queira realizar alguma mudança, lembre-se que é preciso voltar à primeira opção e escolher novamente os candidatos para cada cargo.

Quem pode votar:

São eleitores os participantes ativos e assistidos, e os maiores de 18 anos com benefício vitalício, que tenham se inscrito até 31 de janeiro de 2022 em planos de benefícios administrados pela Funcef.

Nas situações em que exista mais de um assistido, cujo benefício tenha tido o mesmo participante ou assistido por origem, será considerado eleitor o beneficiário mais idoso.

Como recuperar senha do Autoatendimento:

Caso não se lembre da senha de acesso, saiba, no próprio site da Fundação o passo a passo de como recuperá-la. Veja também o tutorial de como criar uma senha, caso esteja acessando o Autoatendimento pela primeira vez.

 

Em caso de impossibilidade de acesso, o eleitor poderá esclarecer dúvidas e solicitar informações sobre como votar. Em função das eleições, os canais de atendimento da Funcef vão funcionar neste sábado e domingo (23 e 24/4), das 9h às 18h, exclusivamente para tirar dúvidas dos participantes sobre o processo eleitoral.

O contato pode ser feito por chat no aplicativo da Funcef, pelo 0800 706 9000 ou por e-mail pelo Fale Conosco.