Terça-feira, 2 de abril de 2024. Dia de celebrar mais um ano da entidade que representa as empregadas e os empregados da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo. São 117 anos da Apcef/SP, uma das mais antigas organizações de bancários de que se tem notícia no país, criada em 1907 como Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica de São Paulo, cujo foco principal era o auxílio nas despesas com assistência médica, farmácia e funerais. Cento e dezessete anos depois, a associação paulista é respeitada nacionalmente e surgiu sob o amparo de um mais que centenário banco público e social.

A denominação Apcef/SP foi uma conquista do ano de 1988. E muita coisa mudou desde então, com a incorporação da luta em defesa da Caixa pública/social e dos direitos das empregadas e dos empregados, sem deixar de lado o apoio às reivindicações por melhores condições de trabalho, além da promoção de eventos sociais, culturais, esportivos e de integração, dias de lazer nas Colônias e ações de cidadania. A dinâmica é continuar seguindo juntos em torno de propósitos comuns, diretores e associadas/associados, com destaque para a busca do bem-estar tanto do pessoal da ativa quanto das aposentadas e dos aposentados da Caixa, além dos pensionistas.

Portanto, o aniversário de 117 anos simboliza períodos marcantes de tempos, o da dedicação, o da ousadia/frutos/contratempos, o de novos conflitos e o da criatividade – todos pilares da construção de dez décadas e dezessete anos de uma associação representativa, forte e combativa, seguindo com a disposição de uma jovem na luta pela manutenção e pelo aprimoramento dos serviços prestados. No caso da Apcef/SP, tempo é sinônimo de renovação e aponta para a mobilização que fortalece o compromisso com a defesa de direitos. A trajetória é de realizações e de relevantes conquistas no processo de reunir pessoas, renovando e fortalecendo uma entidade de luta.

Programação de aniversário

A comemoração pela passagem dos 117 anos de história deve ser na capital, interior e litoral. A programação deste ano prevê uma ação para associadas e para associados contarem o que mais gostam na sua Apcef/SP e como a entidade poderá ser ainda melhor. Os participantes concorrem a vales-presentes para comprar o que quiserem.

Por meio dessa ação, válida entre 1º e 30 de abril, serão contemplados 10 associadas ou associados entre os participantes escolhidos mediante sorteio em ferramenta interna da Apcef/SP. Cada ganhadora ou cada ganhador receberá um vale-presente digital da Zattini ou Netshoes (lojas on-line), no valor de R$ 500.

Estão aptos a participar associadas ou associados efetivos da Apcef/SP da ativa, aposentados e pensionistas, pois a ação não é válida para dependentes e usuários-parente. O resultado será divulgado em 6 de maio.

Nas unidades de lazer, há atividades programadas para comemorar o aniversário de 117 anos da associação paulista. As ações agendadas acontecem no próximo fim de semana, sobretudo no sábado (6), e estão previstas para Campos do Jordão, Clube da capital, Suarão, Subsede de Bauru e Ubatuba.

Palavras de dirigentes

“A Apcef/SP é a mais antiga entidade ligada às empregadas e aos empregados da Caixa, e atuou de forma importante nos diversos enfrentamentos que tivemos com a direção do banco e o governo, sempre renovando seu compromisso de buscar a melhoria da qualidade de vida das empregadas e dos empregados, defendendo seus interesses e direitos e lutando para a defesa da Caixa como empresa pública”, avaliou Leonardo Quadros, diretor-presidente da associação paulista, ao fazer uma breve reflexão sobre a importância dos 117 anos da entidade para a luta do pessoal da Caixa em São Paulo.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) parabeniza a Apcef/SP pelos 117 anos de uma história de conquistas e deseja a todas as associadas e a todos os associados da entidade cada vez mais êxitos no decorrer de novos anos de luta que virão. Para Sergio Takemoto, presidente da Fenae e ex-presidente da associação paulista entre 2008 e 2014, a data é importante para saudar a histórica contribuição da Apcef/SP às empregadas e aos empregados da Caixa de todo o país, por seus exemplos de resistência, de apoio e de solidariedade.

Afirmou ainda Sergio Takemoto: “Em nome do movimento associativo do pessoal da Caixa, reconhecemos na Apcef/SP o importante compromisso sempre mantido com as trabalhadoras e com os trabalhadores, além do cuidado com as associadas e com os associados paulistas”.