Dia do Aposentado é comemorado nesta quinta-feira com homenagens da Fenae e Apcefs | Portal

Notícias da Fenae

No âmbito do movimento associativo dos empregados da Caixa, comemorações começaram em 19 de janeiro e se estendem até o dia 2 de fevereiro. Federação e associações divulgam carta dizendo sentirem-se honradas de participar dessas atividades

Em comemoração ao Dia Nacional dos Aposentados, que completa 32 anos nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro, a Fenae e as Apcefs prestam uma homenagem aos aposentados de todo o país, estendida ao segmento da Caixa Econômica Federal, especificamente, por ter dedicado uma vida inteira a ajudar a construir uma empresa cada vez melhor, apesar de eles serem desrespeitados muitas vezes em seus direitos.

As comemorações do Dia Nacional dos Aposentados, no âmbito do movimento associativo dos empregados da Caixa, ocorrem pelo quinto ano consecutivo. Os eventos de 2013 começaram em Pernambuco e em Santa Catarina, no sábado de 19 de janeiro, e se estendem até 2 de fevereiro com atividades organizadas pela Fenae e pelas Apcefs em todo o Brasil. No último fim de semana, além das associações pernambucana e catarinense, a Apcef de Tocantins também comemorou o Dia Nacional dos Aposentados com atividades realizadas no domingo, dia 20 de janeiro.

Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, as comemorações serão realizadas na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com atividades de caráter ambiental, recreação e brincadeiras com dinâmicas de grupo. No dia seguinte, em 25 de janeiro, os eventos vão ocorrer no Amazonas, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Também em 25/1, o Sindicato dos Bancários de Alagoas promove uma comemoração aos aposentados.

A programação prevê ainda atividades nas Apcefs dos seguintes estados: Acre, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná e Sergipe (dia 26 de janeiro). A atividade organizada pela Apcef de Alagoas será no dia 31 de janeiro. As comemorações pelo Dia Nacional dos Aposentados terminam em 2 de fevereiro, quando a associação de São Paulo realiza programação destinada aos aposentados na Colônia de Avaré. Na capital, com a participação de Os Incríveis, o evento da Apcef paulista acontece em 30 de janeiro.

Outra espinha dorsal das comemorações do Dia Nacional dos Aposentados foi a carta que a Diretoria da Fenae remeteu aos aposentados da Caixa. Eis, portanto, a íntegra do texto:

Carta da Fenae aos aposentados
“Neste dia 24 de janeiro, a Diretoria da Fenae sente-se honrada de participar das comemorações do Dia do Aposentado, e levar o seu abraço a cada um desses bravos companheiros.

“A Fenae dedica atenção especial aos assuntos de interesse dos aposentados, pois são merecedores de admiração e reconhecimento pelos valiosos serviços prestados na construção e defesa da Caixa Econômica Federal.

“Ao reafirmar o seu compromisso de luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas, a Fenae permanece unida às demais entidades que integram o movimento sindical e associativo do pessoal da Caixa.

“Há muitos desafios pela frente, e a Federação estará presente em todas as mobilizações para defender os direitos e manter as conquistas alcançadas. Que 2013 seja um ano de grandes realizações para todos. Parabéns aos aposentados da Caixa Econômica Federal”.

Aposentados na Caixa
Na Caixa Econômica Federal, a luta dos aposentados e pensionistas tem sido coroada por vitórias importantes. Algumas dessas conquistas foram a implantação do Novo Plano da Funcef, a paridade na gestão via novo Estatuto e o retorno do pagamento do auxílio-alimentação para quem se aposentou até a data de 8 de fevereiro 1995. A luta, agora, é para que esse auxílio seja restabelecido a todos, independentemente da data de aposentadoria.

Merece destaque também a participação dos aposentados na Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) para negociar com a empresa em mesas permanentes. Outro registro relevante foi a garantia de solução definitiva para o pagamento de complementação denominada Plano de Melhoria de Proventos e Pensões (PMPP), que beneficia os empregados que se aposentaram pelo Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (ex-Sasse).

Histórico – Dia Nacional dos Aposentados
A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Essa data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o Brasil tem mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas regidos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), recebendo pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Desse total, pouco mais de 20 milhões recebem o salário mínimo. Até 2020, a permanecer em vigor a atual legislação, 26,5 milhões de aposentados da Previdência Social passarão a ganhar a menor remuneração do país.

LINKS ÚTEIS

Atendimento APCEF