21/05/19 19:45

Trabalhador que se aposentar até março de 2020 terá Saúde Caixa, segundo PDV

Em clima de insegurança quanto à manutenção do direito à assistência à saúde, Saúde Caixa passa a ser determinante na decisão de adesão ao plano de demissão voluntária

A Caixa anunciou a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) na última sexta-feira (17). O documento divulgado pela Caixa assegura que o plano de saúde será garantido para os empregados optantes ao plano que atenda a pelo menos uma das três condições: aposentados pelo INSS durante a vigência do contrato de trabalho com a Caixa; admitidos já na condição de aposentados pelo INSS com o mínimo de 120 meses de contribuição para o Saúde Caixa ou empregados que não estão aposentados pelo INSS na data do desligamento, mas que venham a se aposentar até 31 de dezembro de 2019. Nesse caso, o empregado deve comprovar a aposentadoria junto à Caixa até 31 de março de 2020.

O plano está assegurado ao que se aposentarem, segundo a cláusula 32 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que tem vigência até 31 de agosto do ano que vem (2020).

Após essa data, a reforma trabalhista desobriga que a empresa continue honrando o tratado no último acordo até a assinatura do próximo e a CGPAR 23 faculta à empresa a concessão do direito à assistência à saúde e em caso positivo, impede que os termos da negociação estejam claros no acordo.

Novos contratados correm risco

Na mesma nota em que a Caixa anuncia o PDV, afirma que, a partir de junho, iniciará a convocação dos aprovados no concurso de 2014 e que os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade da empresa.

A cláusula 34 do ACT vigente assegura o Saúde Caixa para os admitidos até 31/08/2018. Portanto, os convocados após essa data já entrarão no banco sem o plano, portanto sem isonomia com os colegas.

Saúde Caixa e a CGPAR23

Desde a publicação da resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) o trabalhador da Caixa não tem mais a garantia de manter o plano de Saúde no pós-emprego.

O artigo 3º da resolução faculta a assistência à saúde à empresa estatal e impõe uma série de restrições ao valor pago pela patrocinadora. Outros trechos da resolução impactam diretamente o direito, que até hoje foi tema de negociação do ACT. O artigo 15º explicita que as empresas estatais federais que possuam o benefício de assistência à saúde previsto em Acordos Coletivos de Trabalho ­ deverão tomar as providências necessárias para que, nas futuras negociações, a previsão constante no ACT se limite à garantia do benefício de assistência à saúde, sem previsão de qualquer detalhamento dele.

Revogação da CGPAR23

As entidades representativas dos empregados de estatais federais apresentaram denúncia no Ministério Público do Trabalho contra os efeitos da Resolução 23. A Fenae participou de audiência no MPT no dia 13 de maio e aguarda os desdobramentos da questão.

A deputada Érika Kokay (PT/DF) protocolou o PDC 956/2018 que defende que a resolução viola direitos assegurados em acordos coletivos de trabalho, estatutos e convenções que regulam as entidades de autogestão, como o Saúde Caixa.

#SaudeCaixaEuDefendo

WhatsApp Image 2019-05-22 at 18.26.48.jpeg

Fenae promove, na próxima terça-feira (28), plantão para tirar dúvidas sobre o PDV, via Live no Facebook

A transmissão acontecerá das 17h30 às 19h30 e contará com a presença da diretora de Saúde e Previdência e de profissionais da assessoria jurídica Fenae dedicados a esclarecer dúvidas dos usuários

400 _1_.jpg

Mobilizações marcam o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência

Sindicatos dos bancários de Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro foram às ruas dialogar com a população e coletar assinaturas para o abaixo-assinado contra a proposta apresentada pelo atual governo

Comissao Paritaria_promocao por merito.jpg

Comissão paritária volta a debater critérios da promoção por mérito

Representantes dos empregados e da Caixa retomaram as discussões sobre os critérios para a promoção por merecimento 2019/2020 e as informações relativas aos impactos da ascensão funcional em 2018

Em 22 de maio é comemorado o Dia do Economiário. Conheça a história!

A data tem origem na criação do Sasse, instituto de previdência dos empregados da Caixa, em 1957. Vinte anos depois, veio a Funcef

22/05/19 20:06

Filé de ancho e costelinha ao molho barbecue estão no cardápio de domingo

Traga a família e aproveite o valor promocional do almoço, em continuidade à comemoração pelo mês das mães

22/05/19 13:42

Celebre o amor com jantar dançante no dia 12 de junho

A programação, em parceria com a AEA-PR, acontecerá no Buffet Ilha do Mehl, como homenagem ao Dia dos Namorados

21/05/19 13:53

O que você acha de a APCEF oferecer aulas de balé, da cat. infantil a sênior?