12/07/19 18:39

Papel dos bancos públicos é tema de debate no Espírito Santo

VI Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias abre debate sobre luta em defesa de direitos da categoria e sociais

O papel dos bancos públicos e a luta contra a privatização dessas instituições foi tema de debate nesta sexta-feira (12), no Espírito Santo, durante a abertura dos congressos específicos da Caixa e do Banco do Brasil, que integraram a programação do VI Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias. O evento segue até domingo (14), no Hotel Praia Sol, no município de Serra.

O debate foi conduzido pelo presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira, que falou sobre a influência dos bancos públicos na economia brasileira e no Espírito Santo. “Das 422 agências bancárias no ES, 298 (71%) são de bancos públicos, como Caixa, Banco do Brasil, Banestes”, destacou.

Os dados apresentados mostram que essas instituições são responsáveis por 93% das operações de crédito no Estado, de um total de R$26 bilhões em empréstimos concedidos, garantindo o acesso bancário à população. Na área rural, cerca de 95% dos financiamentos são feitos pelo Banco do Brasil. “Os números revelam a relevância do papel social e econômico dos bancos públicos no desenvolvimento da região”, completou.

Apesar dessa histórica atuação, o presidente afirma que o setor vem sofrendo ameaças na conjuntura atual, por isso o tema deve ser amplamente discutido.  A presença dos bancos privados é mínima no Estado e representa apenas 7% dos empréstimos. “São os bancos públicos os grandes instrumentos de financiamento e de atendimento à população, mas seguem sob fortes ataques.  O governo tem uma política direcionada para diminuir o papel das empresas, querem fatiar, separar e diminuir o tamanho delas”, enfatiza Ferreira.

A Caixa e o Banco do Brasil também se destacam como maiores operadores de crédito, sendo a Caixa responsável, atualmente, por R$158 milhões, e o BB por R$115 milhões. Os bancos públicos são ainda atuantes em políticas o Financiamento Estudantil (Fies), beneficiando 2,2 milhões de estudantes em 2015 (76% da rede pública) e o Bolsa Família (em 2019 foram mais de R$31 milhões repassados aos beneficiários), viabilizando a manutenção de importantes políticas públicas para a população. Segundo o presidente, o tema deve ser debatido não só entre os bancários, mas levado para toda a sociedade que também será afetada.

O debate contou com a presença do membro da Comissão de Empresas dos Empregados do Banco do Brasil e da Fretraf-RJ/ES, Danilo Funke, e demais representantes do sindicato dos bancários do ES e funcionários de outras instituições públicas e privadas do setor.

Danilo Funke, avaliou a importância do sindicato tomar a iniciativa e conversar com a sociedade sobre esse cenário, despertando a consciência das pessoas. “Estamos vendo nossa categoria ser extinta no Brasil. Precisamos voltar a nos organizar, e principalmente entender nossa participação e responsabilidade”, frisou.

Retrocesso nas conquistas

Por orientação do Governo, agora a Caixa está sendo retirada do Conselho Curador, uma conquista da classe trabalhadora em 1991. Sobre o episódio, Ferreira comentou que a conquista iniciou com uma campanha chamada Caixa do Povo, resultando na centralização do FGTS na Caixa. Na época, o FGTS podia ser administrado por qualquer banco (públicos e privados) e os privados tratavam o FGTS como mercadoria de custo barato. Na ocasião, foi aprovado em lei que a Caixa assumiria o papel de agente operador da gestão da aplicação do FGTS e isso trouxe uma série de benefícios para os trabalhadores. “Foi quando a população passou a entender aonde estava o seu FGTS, a ter acesso às informações. Lembro que tivemos o primeiro trabalhador fazendo parte do conselho curador, foi o Douglas”, completou Jair Pedro.

Outro destaque do debate foi o papel dos bancos públicos na geração de emprego e renda e a retomada das políticas de investimento na classe. “Se a gente não tiver política para criar emprego e renda, nós não vamos recuperar nada. Não vamos recuperar 13º salário do Funcef, não vamos fazer a economia crescer, nem criar novos empregos. De 2016 para cá a Caixa já perdeu 20 mil vagas de trabalho. As pessoas aposentaram e esse número não foi reposto”, alertou.

Estratégias

Otimista, Ferreira apontou caminhos. “Nós da classe trabalhadora temos condições de resistir e já provamos isso historicamente. Certamente vamos ter dificuldade, mas não vamos desistir. Esse tipo de evento que está acontecendo hoje reafirma isso. A única alternativa é estar preparado”.

Durante o debate, aberto aos presentes, também foram apresentadas algumas estratégias de luta da categoria diante da conjuntura política e econômica do país como a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos que conta com 209 membros no Congresso Nacional, além da realização de audiências públicas com importantes representantes do setor. A entidade pretende ainda criar um banco de dados com informações dos municípios para integrar os estados. O site Reconta Aí, que reúne informações dos bancos públicos, também foi citado.

ministerio economia 600x400.jpg

Governo anuncia que vai privatizar inicialmente nove estatais. Lotex continua no radar

Sobre Lotex, Mattar afirmou que a venda está sendo remodelada e quem vai precificar é o mercado

ministerio economia agencia brasil 600X400 esta.jpg

Governo federal limita o número total de empregados para a Caixa

Portaria emitida pelo governo federal nesta quarta-feira (21) fixa limite de 86 mil empregados para a estatal

20-08_diretoria_de_saude-600x400.png

Defesa dos usuários de planos de saúde de autogestão ganha reforço

Anapar cria diretoria de Saúde Suplementar e tem como primeiro desafio combater os efeitos da resolução CGPAR 23 sobre serviços de assistência médica de trabalhadores das estatais, como o Saúde Caixa

Dia do Amigo atrai novas crianças e jovens em atividades do grupo escoteiro

A programação proporcionou a oportunidade a amigos e familiares de conhecer como são os encontros do escotismo

20/08/19 17:25

Em sua estreia no Circuito BikECEF, Cascavel é destaque em presença e organização

A terceira etapa da temporada teve recorde de participação, com 70 sócios e convidados, e surpreendeu pela atenção dedicada à recepção e ao percurso

19/08/19 19:36

Matambre recheado é um dos pratos principais deste domingo

Traga a família e os amigos para um delicioso domingo na APCEF, a começar pelo almoço que traz um cardápio caprichado e saboroso.

19/08/19 16:29