50AnosNorteApcefs_RN400-100.jpg

12/02/21 21:53 / Atualizado em 13/02/21 10:40

Fenae 50 anos: parceria oxigena o movimento associativo nas Apcefs da região Norte

Promoção e incentivo a práticas sociais, esportivas e culturais é um compromisso ao bem-estar do pessoal da Caixa no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins

Revitalização das sedes sociais, construção de ginásios de esporte, de campos de futebol, reformas de salões de festa ou ampliações no número de piscinas e espaços de convivência. Entre esses tipos de melhorias implantadas nas estruturas das Associações de Pessoal da Caixa (Apcefs) e de apoio a projetos de qualidade de vida, de fomento ao esporte e à cultura ou impulso em campanhas de associados, cada associação apresenta um exemplo acerca da contribuição da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) que fortalece o movimento associativo do pessoal da Caixa na região Norte.

Neste aniversário de 50 anos da Fenae (29 de maio), o reconhecimento das diretorias que representam as Apcefs dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e de Tocantins demonstra que a parceria da Federação oxigena a presença desse público nas atividades de bem-estar promovidas nas unidades e clubes, bem como nas ações de luta para a manutenção e garantia de direitos da categoria do maior banco público do Brasil.

Acre – O presidente da Apcef/Acre (2020/2023), Francisco Sales da Silva Júnior, destaca que a extensa área verde da sede social da capital, Rio Branco, ganhou importantes melhorias com o apoio da Fenae. Antes de ser presidente, Francisco Sales Júnior acompanhou avanços na entidade enquanto atuava nos conselhos deliberativos. Entre elas, ele cita as obras realizadas, em 2013, na piscina, a construção do ginásio poliesportivo entre 2014/2015 e a substituição da cobertura do salão principal em 2019.

As demais contribuições, observa Sales, foram as que garantiram a presença de público nos eventos anuais, como o Dia do Aposentado e a Corrida da Fenae, no sentido de manter ativos o convívio social e a divulgação do movimento associativo. A Corrida da Fenae, por exemplo, que costuma ser realizada entre os meses de maio e junho mobiliza o público da Caixa e também o público externo. Estes, na opinião de Sales, enaltecem e reconhecem como bem-sucedidas as ações da Apcef/AC em seus 33 anos de fundação.

Amazonas - O presidente da Apcef/AM, Osmar Pantoja da Silva, frisa que o auxílio da Fenae tem sido fundamental para a estabilidade do patrimônio da entidade e para o prosseguimento dos empregados Caixa enquanto associados. Ele cita como valiosa a contribuição da Fenae na superação das dificuldades de 2010, quando a Apcef/AM passou por problemas jurídicos e financeiros, com risco de perder até mesmo a sede.

Segundo Pantoja, as medidas adotadas resgataram a credibilidade da associação junto aos associados, além de trazerem melhorias na sede social, como a construção de uma quadra poliesportiva coberta; construção de um campo de futebol society de grama sintética; construção do Salão Social, reconstrução da piscina semiolímpica e a revitalização do clube para realização do 7º Jogos do Norte, evento que ajudou a promover o sentimento de pertencimento e de união dos colegas da Caixa.

Osmar Pantoja destaca ainda a atuação da Fenae neste difícil ano de 2020, que mesmo durante essa pandemia do novo coronavírus, manteve presença de forma virtual junto aos associados das Apcefs. As principais atividades culturais e promoções durante todo o ano não foram interrompidas devido ao esforço empreendido. Ele ressalta também que ao suspender a cobrança dos empréstimos e repassar os valores para as associações com dificuldades financeiras, a Federação prestou auxílio financeiro, o que reforça a necessidade do apoio da Fenae, principalmente às Apcefs menores de baixo fluxo financeiro.

Dificuldades não são impedimentos para o exercício de ação de cidadania e solidariedade. Neste ano de 2021, para ajudar a população da capital amazonense diante dos efeitos da pandemia, a Apcef/AM fez mais uma demonstração de responsabilidade social promovendo a campanha de arrecadação de recursos e insumos, como máscaras, capotes e luvas, além de alimentos. Esta não foi a primeira vez de ações como essas.

Em 2014, os associados da Apcef/AM colaboraram com a campanha “Apcef Solidária”, arrecadaram e doaram roupas e calçados para destinar às comunidades ribeirinhas que sofreram com a cheia dos rios da região amazônica. Na ocasião, as arrecadações dos empregados da Caixa de todo o país puderam fazer as doações até o dia 29 de março.

Amapá – Para Eduardo Brito, presidente da Apcef/AP para o triênio 2020/2023, diante das dificuldades deste ano ocorridas no Amapá a parceria da Fenae tem sido imprescindível até mesmo para a sobrevivência da Associação. A suspensão das atividades no clube da Apcef em Macapá desde os primeiros decretos sanitários para o controle da pandemia e os transtornos do apagão de energia elétrica no Estado implicaram em muitos desafios.

Tais dificuldades estão sendo superadas, segundo Eduardo Brito, por esse reforço no apoio e pela capacidade da entidade de focar nas ações para a melhoria do clube. São investimentos que retornam no aumento da credibilidade por parte tanto dos empregados da Caixa como do público externo, no Amapá.

Nessas realizações, ele cita as campanhas associativas, com ingresso de 40 novos associados, de atualização cadastral dos associados, de reversão da inadimplência dos sócios não efetivos e a divulgação periódica da prestação de contas da Apcef/AP, além da atuação pela segurança dos empregados da Caixa de protegê-los dos riscos na pandemia por Covid-19. Tal atuação nas relações de trabalho vem sendo promovida com apoio da Fenae, do Sindicato dos Bancários e Associação dos Gestoras da Caixa (Agecef/AP).

O presidente da Apcef cita a implantação do sistema de abastecimento de água da sede, com capacidade de 5 mil litros, com apoio da Fenae, assim como a aquisição de uma bomba nova para abastecimento das piscinas e irrigação do campo de futebol. A conclusão de sistema de esgotamento sanitário da sede; reposição de 100 m2 de grama natural no campo de futebol; manutenção no telhado do ginásio poliesportivo; revitalização da quadra de tênis, com patrocínio de associado; da quadra de areia; do sistema das piscinas, adequação da escada do toboágua entre outros são exemplos de melhorias no clube.

Rondônia – O presidente da Apcef/RO, Jerry Fiusa, frisa que em Rondônia a parceria da Fenae se destaca, principalmente, na área de desenvolvimento dos projetos e nos eventos do calendário anual, por serem importantes instrumentos de fomento ao movimento associativo. Além disso, ele considera que a atuação em defesa do empregado da Caixa aumenta a percepção de que ambas as entidades fortalecem a unidade nas lutas nacionais por melhores condições de trabalho. Ao longo dos anos, a Corrida da Fenae, o Dia do Saci e mais recentemente, em 2020, a realização das turmas presenciais do curso bancário de CPA são projetos de fortalecimento à participação na Associação de especial cuidado na promoção de lazer, do esporte e de cultura.

Enquanto diretor da Região Norte da Fenae, Jerry Fiusa enfatiza que essa diretoria da Fenae tem favorecido o conjunto da região com suas ações e parceria. Jerry reforça que as Apcefs são muito unidas, trabalham em conjunto e acreditam na força e na união porque sentem-se parte do todo. São aspectos, segundo Jerry, que contribuem muito para o fortalecimento da Fenae perante a base e vice-versa.

Roraima – André Ferreira da Silva, presidente da Apcef/RR, realça o apoio da Fenae nos investimentos na sede da entidade em Boa Vista e informa que em outubro de 2020 os associados se beneficiaram com a inaugurada a área de lazer infantil com construção de duas piscinas infantis e de área coberta com 130 metros quadrados, instalação de playground, além da revitalização e projeto paisagístico.

Todas são melhorias importantes e fundamentais, a considerar que a Apcef/RR foi fundada em 1991 e, desde então, é um clube de referência para a sociedade em Rio Branco. Além disso mantém-se preparada para eventos e campeonatos esportivos dos empregados Caixa, como o ocorrido em 2011, quando a sede social de Roraima foi espaço dos Jogos Regionais da região Norte.

Pará – Alberto Henrique Rodrigues Araújo, presidente da Apcef/PA, destaca que ao longo dos anos da Fenae, esta entidade tem demonstrado sua capacidade de promover o associativo entre as Apcefs e consequentemente entre os empregados da Caixa. Por meio da integração e força de luta, promove a unidade da categoria. Alberto cita como a Federação alcança essa condição agregadora e como ajuda as associações a se desenvolverem: com a prestação de apoio jurídico, a partir das campanhas para manter a Caixa Econômica 100% pública e pelo apoio financeiro para as Apcefs, por meio dos dividendos em ações e dos investimentos alcançados.

A força de congregar dos empregados pode ser vista, segundo Alberto, na realização dos eventos esportivos, como ocorre com os Jogos da Fenae, já que reúne atletas de todas as Apcefs. A Federação é a principal incentivadora dos jogos nas cinco regiões brasileira, a exemplo dos Jogos Regionais do Norte, evento que mostram a força do esporte e resultado do bem-estar das ações das Apcefs. Em 2019, os atletas da delegação da Apcef do Pará deram essa demonstração de capacidade quando se sagraram campeões dos Jogos Regionais do Norte, no evento realizado em Belém. Em eventos como esses, além de ajuda financeira para cada associação participante, a Fenae financia os kits dos atletas e as medalhas.

Tocantins – Krumaré Zacariotti, que está deixando a presidência da Apcef/TO este mês, salienta que por ser a mais nova Apcef do País com menor número de associados, em função da baixa quantidade de agências da Caixa, até porque o Tocantins é o Estado mais novo da Federação, a estrutura da Associação vem evoluindo bastante com a ajuda da Fenae.

Krumaré sublinha que a distribuição de dividendos realizada pela Fenae trouxe benefícios para a Associação, o que fez com que os recursos fossem aplicados em prol dos associados, garantindo a melhoria da estrutura física da entidade. Krumaré enaltece a importância e agradece a parceria da Federação para a Apcef/TO e dos associados. Nos eventos nacionais da Fenae, devido a questões de logística, Tocantins participa do calendário de atividades da região Centro-Oeste.