fenae-card-encontro-participantes-reb-site.png

13/10/2017 13:45 / Atualizado em 13/10/2017 13:55

Fenae e Bancários DF reunirão participantes do REB

Objetivo é mobilizar os trabalhadores e encontrar formas de pressionar a Caixa e Funcef para que seja concluído o processo de incorporação ao Novo Plano

No dia 18 de outubro, às 19h, o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Fenae promoverão reunião com participantes da Funcef vinculados ao REB. No encontro será discutida a proposta de incorporação ao Novo Plano e formas de pressionar a Caixa e a Funcef para que concluam o processo. O evento será realizado no Teatro dos Bancários.

O encontro ocorrerá na mesma data do Dia de Luta em defesa da Caixa e dos participantes da Funcef. Ao longo do dia, as entidades de defesa dos participantes promoverão diversas ações em todo o país para cobrar da Caixa o pagamento do contencioso, protestar contra o PLP 268, que reduz a presença doa participantes na gestão dos fundos de pensão, entre outros pontos de reivindicação. Na pauta do Dia de Luta estão a incorporação do REB, a defesa da paridade no Não Saldado e a revisão da metodologia do equacionamento.

Já se passou mais de um mês desde que a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, se reuniu com a superintendente nacional de Quadros de Pessoal, Remuneração e Benefícios da Caixa, Simone de Faria Morato, para cobrar uma posição clara do banco a respeito do total abandono em que se encontram os participantes do REB. Durante a reunião, a representante da Caixa se comprometeu a solicitar informações junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.

A diretora da Fenae lembra que a promessa de incorporar os participantes do REB ao Novo Plano é antiga. “Faz parte do acordo coletivo da categoria. Esse pessoal precisa de soluções e vamos continuar brigando para que Funcef e Caixa resolvam a situação”, ressalta. Em março, a Fenae encaminhou à Fundação ofício reiterando a demanda pela incorporação do REB, e posteriormente, esteve com o presidente do fundo de pensão, Carlos Antonio Vieira, que relatou não considerar o assunto entre as prioridades da instituição.

“A participação dos empregados na plenária é fundamental para definirmos as estratégias de luta para a resolução definitiva do problema. Participe e traga suas dúvidas e sugestões”, convida o diretor do Sindicato Wandeir Severo.

Criado em 1998, época em que a Caixa estava sendo preparada para ser privatizada, o REB já surgiu com condições inferiores em comparação aos demais planos. Desde então, os participantes do REB anseiam pelo fim dessa injustiça e pela equiparação de direitos e benefícios. A proposta de incorporação ao Novo Plano, que começou a ser debatida em 2006, foi analisada por diversas vezes até ser aprovada nas instâncias decisórias da Funcef em 2014, e desde estão está parada. Hoje, há um grupo estimado de 12 mil participantes vinculados ao REB em todo o país.