Notícias

dia_do_aposentado.jpg

24/01/2017 07:10 / Atualizado em 24/01/2017 07:28

minuto(s) de leitura.

Fenae parabeniza aposentados e reforça compromisso de luta

Jair Pedro Ferreira, presidente da entidade, destaca que é tempo de celebrar a vida, mas também de conscientização diante de problemas e ameaças a direitos

Notícias

A missão da Fenae é defender os direitos e promover o bem-estar do pessoal da Caixa Econômica Federal. E os aposentados do banco são uma das prioridades. Afinal, foram anos de dedicação dessas pessoas à construção de uma Caixa e de um país mais forte. Por isso, neste 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado, a Federação e as 27 Apcefs prestam merecida homenagem a esses homens e mulheres.

“Essa é uma data muito importante do nosso calendário. É tempo de celebrar a vida, mas também de nos conscientizar ainda mais para os diversos problemas enfrentados pelos aposentados não apenas da Caixa, mas de todo o Brasil. O que temos hoje é uma série de iniciativas que ameaçam direitos, como essa nova proposta de reforma da Previdência. Ao mesmo tempo que parabenizamos os aposentados, reforçamos o compromisso de continuar na luta ao lado deles”, diz o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Para Olívio Gomes Vieira, diretor para Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Federação, apesar de avanços que ainda falta conquistar, não se pode esquecer o que já foi obtido com a mobilização. “É o caso da implantação do Novo Plano da Funcef, a paridade na gestão e o retorno do pagamento do auxílio-alimentação para quem se aposentou até 8 de fevereiro 1995. Sem luta, nada disso teria vindo, e nada virá”, diz.

Mais especificamente em relação à Caixa, Jair Pedro Ferreira destaca a situação da Funcef. “O déficit crescente causa enorme apreensão entre participantes e assistidos, sobretudo em razão do equacionamento em curso Também há que se buscar solução para questões como o contencioso judicial, que é de responsabilidade da patrocinadora, e dar mais transparência às ações da atual gestão”, observa.

Fenae e Apcefs

Desde 2009, Fenae e Apcefs realizam ações conjuntas em comemoração à data. Neste ano, as atividades serão realizadas em pelo menos 23 associações. As celebrações começaram no dia 20, na Apcef/SE, e vão terminar apenas no dia 19 de fevereiro, no Amapá. “Essas atividades, que em muitos estados ocorrem em parceria com as AEAs, contribuem para a valorização e melhoria da qualidade de vida”, enaltece o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Confira a programação do Dia do Aposentado nas Apcefs.

Outra tradição é o envio de carta para os mais de 30 mil aposentados e pensionistas do banco. O objetivo da mensagem, assinada pela Diretoria da Fenae, é renovar o compromisso com melhores condições de vida da categoria. Na carta de 2017, a entidade destaca a importância de se amar, viver e sonhar, enfrentando os limites indevidamente impostos.

Confira a carta na íntegra.

Histórico

A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Essa data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado