FAMA 2018

Notícias FAMA

Manifesto em apoio à greve de fome contra a Reforma da Previdência

O FAMA expressa total apoio e solidariedade à greve de fome contra a reforma da previdência promovida pelos militantes e dirigentes do MPA

O Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018 -, através de sua Coordenação Nacional, composta por mais de trinta entidades do movimento popular, ambientalista e sindical da cidade e do campo vem por meio deste manifesto expressar total apoio e solidariedade à greve de fome contra a reforma da previdência promovida pelos militantes e dirigentes do “Movimento dos Pequenos Agricultores” (MPA): companheiro Frei Sérgio Gorgen (RS) companheiras Leila Meurer (RO) e Josineide Costa (PI).

Essa ação, do MPA, que pretende denunciar o desmonte da Previdência, bem como a mentira de que os trabalhadores rurais estariam fora da reforma da previdência, como havia anunciado o relator da proposta, Arthur Maia (PPS-BA), representam mais de 300 mil famílias camponesas de todo país.

Entendemos que essa atitude corajosa desses militantes, que passam “fome por alguns dias” é “para evitar que muitos passem fome uma vida inteira”, como dizem os grevistas.

O Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018, bem como as organizações que integram sua Coordenação Nacional, denunciam mais esse golpe do governo ilegítimo de Michel Temer que ataca a previdência, a universidade pública e os direitos e conquistas dos trabalhadores (as) do campo e da cidade.

A luta em defesa da água como direito e não mercadoria se associa a todas as formas de luta que se relacionam à construção de uma sociedade justa e igualitária. Onde todos e todas, povos tradicionais e originários, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade possam ser livres, possam plantar, colher, trabalhar, estudar, terem acesso à cultura, à moradia e a saúde de forma plena. Enfim... que possam ser felizes.

Água como direito e não mercadoria

Fórum alternativo Mundial da Água – FAMA 2018

PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos