O Seminário de Investimentos, Governança Corporativa e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar (SIGA) começou no dia 6 de agosto e se estenderá até esta sexta-feira (9). Organizado pela Previ, o fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil, em parceria com a Funcef, Petros, Postalis, Valia e Fapes, o evento ocorre no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Previ.

“O Siga tem se consolidado como um evento de extrema relevância para a discussão dos fundos de pensão e seus desafios. É um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências que são essenciais para o fortalecimento da previdência complementar” afirmou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto.

Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef, eleito pelos participantes, participou do painel "Economia da Longevidade", onde destacou a importância das mulheres na Previdência Complementar Fechada. “Na Funcef, temos 36 pessoas com mais de 100 anos recebendo benefícios, e 30 delas são mulheres. Elas representam para nós um exemplo de qualidade de vida e longevidade, que para mim, se reflete principalmente nas mulheres,” enfatizou Jair.

Além disso, Jair apresentou dados sobre a participação feminina na Funcef, onde 69,6% dos participantes são mulheres. Do total, 4,48% (38.480) são empregadas ativas, 13,24% (25.720) são aposentadas, e 3,77% (6.900) são pensionistas.