card-site-congresso.png

21/05/19 12:01 / Atualizado em 21/05/19 12:04

XX Congresso Anapar acontece nesta quinta-feira (23)

Em seu congresso anual, a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão tratará sobre a defesa de direitos sociais

São Paulo sediará, nos dias 23 e 24 de maio, o XX Congresso Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão. O cenário político atual, momento considerado único na história do nosso país, fez com que a entidade ampliasse o debate para além da defesa do princípio previdenciário e do fortalecimento dos fundos de pensão. O objetivo é  olhar também para o processo em curso no país que busca desmantelar a capacidade de organização dos trabalhadores e para o ataque diário ao processo de democratização conquistado a duras penas pela sociedade brasileira.

Com isso, a Anapar dá um primeiro passo para integrar as entidades representativas na defesa da democracia e dos direitos de todos os trabalhadores brasileiros.

A Previdência será destaque no primeiro dia, com o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas. Ele falará sobre Previdência no painel chamado Previdência Social que o Brasil precisa. Em seguida, o Professor de Economia e Negócios da Universidade do Chile, Andras Uthoff, abordará a experiência chilena e o futuro da previdência social brasileira.

O Sistema de Previdência fechado será tratado após o almoço, com palestra do assessor jurídico da Anapar, Marthius Sávio Cavalcante Lobato, sobre o punitivismo e a criminalização do sistema fechado. O Diretor Regional da Anapar, José Ricardo Sasseron, debaterá o sistema de previdência complementar fechado. Os perigos da Cgpar 25 serão analisados, em seu viés jurídico, pela Consultora Jurídica da Anapar, Tirza Coelho.