Notícias

Congressos estaduais Conecef.jpeg

02/07/19 15:30 / Atualizado em 02/07/19 15:57

Trabalhadores da Caixa realizam encontros estaduais para o 35º Conecef

O congresso, que será realizado em São Paulo, nos dias 1 e 2 de agosto, deve reunir 328 delegados

Os encontros estaduais, visando a eleição de delegados e definição de propostas para o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que ocorrerá em São Paulo, nos dias 1 e 2 de agosto, já estão ocorrendo em todo o país. Neste sábado (6), os trabalhadores do banco público estarão reunidos em Brasília, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Os representantes do Rio Grande do Sul no Congresso da Caixa serão escolhidos na Conferência Estadual dos Bancários. O evento ocorrerá na sede da Fetrafi-RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras), em Porto Alegre. Pela manhã, haverá um painel sobre conjuntura nacional e outro sobre reforma da Previdência. Na parte da tarde, acontecerão as reuniões por banco e a eleição da delegação gaúcha para o Conecef.

Em Santa Catarina, a Conferência Estadual dos Bancários será no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Durante o encontro, além da escolha dos delegados da Caixa, serão debatidos temas como o papel do Sistema Financeiro Brasileiro e os desafios da sociedade frente à crise política e econômica, defesa dos bancos públicos, da democracia e da soberania nacional, dentre outros.

Espírito Santo

O VI Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho. O evento será no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra, e reunirá trabalhadores de bancos públicos e privados para debater as prioridades da Campanha Nacional e as estratégias de luta da categoria diante da conjuntura política e econômica do país. O primeiro dia do evento será dedicado aos congressos estaduais dos bancos públicos.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira, participará do congresso específico da Caixa, para falar sobre “Defesa dos bancos públicos”, a partir das 9h do dia 12 de julho.

“O Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores do banco, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir desse fórum de debate a pauta de reivindicações da mesa permanente de negociações com a empresa”, destaca Jair Ferreira.

À tarde, haverá debate também sobre a saúde do trabalhador do banco e Funcef, com o assessor da Fenae, Paulo Borges.

São Paulo

No dia 13 julho, a Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec CUT/SP) realizará, na capital paulista, o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, que elegerá entre os participantes, empregados da ativa e aposentados, os delegados de São Paulo, além de aprovar propostas para que serão encaminhadas para debate em âmbito nacional.

Conecef

“Todos contra o retrocesso” é o slogan do Conecef deste ano, que chega a 35ª edição. Em mais de três décadas de existência, o congresso é o principal fórum de debates e deliberações dos empregados da Caixa. Nele, são definidas as reivindicações específicas da categoria e estratégias de luta.

Neste ano, o congresso terá como eixos a defesa da Caixa e dos bancos públicos, o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos, a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados, a contratação de mais empregados, a saúde do trabalhador e condições de trabalho, a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário e a defesa da Previdência. O evento deve reunir um total de 328 delegados, entre empregados da ativa e aposentados.

Conforme o calendário de organização do congresso, a data-limite para inscrição de teses é 8 de julho. Os congressos ou fóruns estaduais que vão definir as propostas para o 35º Conecef devem ser realizados até 15 de julho, que é a mesma data-limite para inscrição dos delegados e envio dos relatórios dos fóruns estaduais.

“A conjuntura é de resistência e a nossa luta deve estar focada tanto na defesa da Caixa quanto nos direitos dos empregados”, avalia Dionísio Reis, diretor da Fenae para Região Sudeste e coordenador da CEE/Caixa, que assessora a Contraf/CUT nas negociações com o banco.

 

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado