exposicao.jpeg

07/12/19 11:34 / Atualizado em 07/12/19 17:06

Talentos inaugura vernissage e seleciona os 12 cantores da grande final

Pela primeira vez, fotos, filmes, desenhos e pinturas estão integradas no mesmo espaço da categoria Música. Grande final terá show do Nando Reis

Uma das grandes novidades desse ano no Talentos Fenae/Apcef é a exposição das categorias Artes Visuais, Literatura e Fotos e Filmes. Nesta sexta-feira (6), em Florianópolis (SC), os artistas se reuniram para a abertura oficial da vernissage. Pela primeira vez, fotos, filmes, desenhos e pinturas estão integradas no mesmo espaço da categoria Música e todos puderam ver de perto cada detalhe das obras.

Quer ver as obras do Talentos Fenae/Apcef 2019? Acesse: https://talentos.fenae.org.br/Inicio/

No ato de abertura, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, reforçou que todo o evento foi feito para os empregados Caixa. "Para a gente é muito importante vocês estarem aqui e incentivarem também os nossos colegas a participarem". Ferreira lembrou ainda que o evento marca um periodo importante que é a defesa da caixa, com a campanha #ACAIXAÉTODASUA.

O diretor Sociocultural Fenae, Moacir Carneiro, reforçou o papel importante da Fenae ao promover a cultura e bem-estar aos empregados Caixa. "A cultura é uma necessidade primária do ser humano. Isso ajuda com a saúde mental e física das pessoas. Estamos aqui com toda a certeza de que a gente está valorizando essas pessoas e mostrando o talento delas para o mundo", destacou.

O Talentos quer mostrar que, para além do dia a dia das agências, os bacários também têm sensibilidade e produzem artes incríveis. "Somos 84 mil bancários da Caixa e sabíamos que tinha muitos talentos entre eles. Então precisavamos provocar esses espaço e a cada ano que passa a gente vê que mais e mais talentos surgindo. As pessoas são também empregados da Caixa e aqui a gente consegue ver isso", avaliou a diretora de Juventude da Fenae, Rachel Weber.

Obras surpreendentes

Essa foi a primeira vez que Isabella Akemi, 8 anos, participou do Talentos e a pequena não se segurou quando viu seu quadro "A Bailarina" exposto. "Já contei para todos os meus amigos que estou participando do Talentos", contou a artista. A mãe de Isabella e associada da Apcef/MT, Beatriz Mitiko Shimokawa Ferreira, estava muito orgulhosa da filha. "O Talentos é um incentivo à cultura e para as crianças ao dar a oportunidade para elas de também participar desse evento", afirmou.

Concorrente das modalidades filme e pintura, Israel Pereira de Oliveira, da Apcef/TO, estava apreciando toda a estrutura preparada para quem escolheu assistir aos filmes: cadeiras, fones de ouvido e pipoca. "A cada ano a gente se surpreende com a organização do Talentos. Quem vem assistir a música, tem que passar pelas obras. Ficou muito legal essa sistemática", destacou Oliveira.

Admirado com a qualidade das obras, Paulo Roberto Alvez Moreira da Conceição estava orgulhoso de estar entre os expositores. "É maravilhoso ver todas essas obras. Eu fico admirado de ver tantos talentos entre nossos colegas, e que às vezes trabalham do nosso lado e a gente não se dá conta. Aqui está absolutamente encantador", contou Moreira.

Selecionados na categoria Música

O 3º dia de apresentação foi de muita apreensão para os 50 músicos que se apresentaram no palco do Talentos Fenae/Apcef 2019. Depois das 17 apresentações da noite, finalmente pudemos conhecer os 12 selecionados para a grande final deste sábado (7).

Os escolhidos agora vão se apresentar na grande final e caberá aos jurados escolher os três melhores nas modalidades Interpretação e Composição.

Conheça os 12 selecionados para a grande final:

Ordem de apresentação:

1 - Carlos César Costa (GO) - composição
2 - Walkyria Nobrega Ferreira Campos (PB) - interpretação
3 - Paulo Roberto Pererira de Araujo (CE) - composição
4 - Laura Gabriela Lenzi (SC) - interpretação
5 - Aline Pereira Gurgel (RN) - composição
6 - Regina Carla Campos (CE) - interpretação
7 - Luciano de Souza Santos Canabrava (BA) - composição
8 - Rodolfo Santiago Jordão de Almeida (PE) - interpretação
9 - Murilo Timo (DF) - composição
10 - Fabiano Nascimento de Souza (MS) - interpretação
11 - Gerson Samuel Knochenhauer (SC) - composição
12 - Murilo Timo (DF) - interpretação

Talentos

O Talentos é um concurso cultural nacional promovido pela Fenae e pelas Apcef que tem como objetivo incentivar a produção de cultura dentro do universo dos empregados da Caixa. Para isso, aposta na descoberta de novos talentos e na divulgação de seus valores artísticos como forma de inspirar outras pessoas.

Há 13 anos o concurso vem revelando talentos e movimentando o cenário artístico do país. São oito modalidades, divididas em quatro categorias: Música (composição e interpretação), Imagem (Foto e Filme), Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) e Literatura (Conto/Crônica e Poesia).