Talentos RR 600x400

09/09/19 17:14 / Atualizado em 10/09/19 09:47

Talentos Fenae seleciona finalistas de Roraima para final em Florianópolis

Outras seis categorias do concurso cultural também foram premiadas no evento

“Participar do Talentos Fenae é ótimo para a gente exercitar o lado artístico. A gente se sente reconhecido como ser humano, é um momento para mostrar que temos outras aspirações. Isso até te estimula no ambiente de trabalho”, frisou a associada Leocádia Castro, que acumulou cinco vitórias nas seletivas do Talentos em Roraima, incluindo o primeiro lugar em Interpretação. Ela cantou a música Leãozinho, de Caetano Veloso na Seletiva Estadual que foi realizada no último sábado, 7, quando empregados associados da Caixa, familiares e convidados desfrutaram de uma programação cultural e apresentações dos participantes do concurso nas modalidades Composição Interpretação.

Foram feitas ainda 17 premiações dos concorrentes das seis categorias do Talentos que já haviam sido julgadas anteriormente nas modalidades Artes Visuais (Desenho e Pintura/Desenho Infantil); Foto & Filme (Foto/Filme) e Literatura (Contos e Crônicas/Poesia), com 17 premiações.

Estes participantes apresentaram suas obras, avaliadas por votação popular e júri técnico. Somadas, as notas resultaram nas premiações dos três primeiros colocados em cada categoria.

O presidente da Apcef/RR, André Ferreira, explica que a cada ano, o Talentos ganha mais espaço e descobre artistas entre os associados locais da Caixa. “O nível só vem aumentando e é muito legal que os empregados tenham o seu trabalho artístico valorizado”, diz.

A associada Leocádia Castro acumulou cinco vitórias, classificando-se em primeiro lugar em Poesia, com o poema autoral “Na lama jaz” e em Interpretação, cantando a música “Leãozinho”, composta por Caetano Veloso.

O concurso também mostrou que o talento pode ser compartilhado no sangue. Os associados Ernesto Soares Filho e Ernesto Soares Neto (pai e filho, respectivamente), concorreram nas duas categorias de Música; o pai ficou em primeiro lugar em Composição com o samba “Clara”, que homenageia a cantora Clara Nunes.

Para os dois, a oportunidade de estarem juntos no palco pelo Talentos é muito gratificante. “É um grande prazer poder tocar essa música que compus para uma pessoa que me inspirou muito, ainda mais ao lado do meu filho, que por acaso também é meu colega de profissão. A gente vive para momentos como esse”, declara Ernesto Filho.

Os três participantes que alcançaram os primeiros lugares em Música agora vão representar Roraima na final da competição, que será realizada em Florianópolis (SC), de 4 a 7 de dezembro deste ano. Eles vão em busca do troféu máximo do concurso cultural.

Cronograma

Até 30 de setembro: seletivas estaduais da categoria Música.

Dia 3 de outubro: divulgação do resultado estadual.

De 7 de outubro a 25 de novembro: votação popular e júri técnico nacional.

De 4 a 7 de dezembro: avaliação do júri técnico da categoria música, com finalíssima em Florianópolis.

O concurso

O Talentos Fenae/Apcef é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) que valoriza a produção artística dos empregados do banco. Conheça as obras inscritas este ano no site do concurso.