600400sindicato.jpg

29/04/19 18:58 / Atualizado em 29/04/19 19:04

Sindicato dos Bancários de SP receberá homenagem pelos 96 anos de história

A sessão solene será realizada nesta terça-feira (30), no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados

Com 96 anos de história em defesa das causas dos bancários e trabalhadores de todo país, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região será homenageado, nesta terça-feira (30), em sessão solene, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. A sessão em celebração ao aniversário da entidade, que completou 96 anos no dia 16 de abril, é iniciativa da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

A presidenta do Sindicato, Ivone Silva, ressalta a atuação da entidade durante quase 100 anos. “Comemoramos as muitas lutas em defesa dos direitos dos bancários, bancárias e de todos os trabalhadores. Que venham mais 96 anos de conquistas, solidariedade e principalmente de luta em defesa da democracia”.

Segundo Sérgio Takemoto, vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o trabalho desenvolvido é imprescindível na defesa da categoria. “O Sindicato sempre esteve à frente na luta pelos direitos dos bancários e pela democracia. Na fase que estamos atravessando, em que o governo tenta atacar os direitos da categoria, temos que preservar essa entidade”.

Para o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, a data especial traz à tona uma reflexão sobre a atual conjuntura do país e a necessidade de fortalecimento dos sindicatos. “ Em um momento que o governo aponta para a privatização dos bancos públicos, quer retirar o desconto associativo dos associados da Caixa e do Banco do Brasil e apresenta uma reforma da Previdência que coloca uma previdência pública nas mãos dos banqueiros, precisamos fortalecer os sindicatos”, aponta Izzo.

Já a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é também ex-presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, falou da relevância da entidade. “É um dos sindicatos mais importantes do Brasil e do mundo. Não há uma luta por direito, defesa do país e da democracia que não tenha a participação dos bancários de São Paulo”, pontua Juvandia.

Serviço:

Sessão Solene em homenagem aos 96 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Quando: 30 de abril às 9h

Local: Plenário Ulysses Guimarães, Anexo I, Câmara dos Deputados