Notícias

aaaaaaaaaaaaaa vital.jpg

11/09/19 18:49 / Atualizado em 12/09/19 19:08

Senador garante apoio à defesa dos bancos públicos

Presidente da Fenae se reúne com Vital do Rego (PSB-PB), que manifesta preocupação com perspectiva privatista do atual governo

O senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) recebeu, nesta quarta-feira (11), o presidente da Fenae Jair Ferreira. Na pauta, a necessidade de promover o debate sobre a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento do país. “Manifestamos nossa preocupação com os rumos do atual governo, pois num momento de tanto desemprego, a perspectiva de desmonte dos bancos públicos é real e irá comprometer ainda mais a economia e os investimentos nas áreas sociais”, ressaltou Jair Ferreira.
 

Citando a recente entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes, ao jornal Valor Econômico, o senador disse que há realmente motivos para preocupação, pois além de dizer que vai vender todas as estatais, o ministro quer desindexar e desvincular o orçamento das três esferas de governo. “Significa dizer que eles pretendem acabar com as garantias constitucionais que determinam quanto o Estado tem que gastar obrigatoriamente em saúde, educação, por exemplo, e isso é inaceitável”, afirmou. Ele lembrou que o fechamento de agências bancárias já é uma realidade nos municípios da Paraíba, o que prejudica a economia de todas as cidades afetadas.

 

A Fenae apresentou um estudo ao senador que mostra que os bancos públicos foram responsáveis por 92% das operações de crédito na Paraíba e por 100% do crédito imobiliário (80% exclusivamente da Caixa). O senador, por sua vez, disse que irá se integrar à Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e, como membro titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, poderá articular audiências, debates e conversas que reúnam a sociedade civil organizada. “Peço que vocês da Caixa, do Banco do Brasil e no caso do Banco do Nordeste, que façam essa articulação com setores da sociedade que precisam dos bancos públicos, e, no que depender do meu mandato, estaremos aqui para dar suporte a esse debate. Só não podemos é acreditar que a proposta de vender tudo é doidice, porque não é, é bastante planejado isso”, criticou.

 

O presidente da Fenae agradeceu a disponibilidade e salientou que o movimento em defesa dos bancos públicos irá articular esse debate e comunicará o senador das próximas ações da campanha. O encontro com o senador é parte do esforço que está sendo realizado pela Fenae e por outras entidades para fomentar a discussão sobre a necessidade e importância das instituições financeiras públicas.

 

 

 

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado