600 400 seminario anapar.jpeg

22/11/19 12:15 / Atualizado em 22/11/19 12:35

Seminário Regional de Participantes de Fundos de Pensão discute os desafios do setor

O evento, que acontece em Porto Alegre, é realizado pela Anapar e segue nesta sexta-feira

No primeiro dia do XVI Seminário de Participantes de Fundos de Pensão, organizado pela Regional RS da Anapar, em Porto Alegre, o presidente da entidade, Antônio Bráulio de Carvalho, ressaltou a necessidade de mobilização para a garantia de direitos que hoje estão em risco. “A discussão sobre previdência e previdência complementar é, neste momento, fundamental nas nossas vidas – dos aposentados e dos que ainda estão trabalhando e que terão dificuldade de se aposentar, depois desta reforma”, afirmou.

Ele acredita que, agora que a reforma da Previdência foi aprovada e sancionada, o PLP 268/2016, que coloca em risco a representatividade dos participantes nas entidades fechadas de previdência complementar volta à discussão no Congresso Nacional, por isso “temos que ter disposição para a luta, para manter essa conquista”.

Outro desafio é defender os planos de saúde de autogestão, mais uma conquista dos trabalhadores que está sendo ameaçada. “A Anapar incorporou essa luta, a partir de decisão do congresso deste ano. Assim, nos consolidamos cada vez mais como entidade de defesa dos trabalhadores no período da aposentadoria e precisamos estar juntos com sindicatos, associações, entidades de defesa dos direitos dos trabalhadores. Todas as nossas conquistas estão ameaçadas. Temos que arregaçar as mangas”, ressaltou.

Participaram da abertura, além de Antônio Bráulio de Carvalho, os dirigentes regionais da Anapar/RS Itamar Russo, Joaquim Marchisio, Geraldo Lúcio Goes Cruz e Amaro Silva de Souza, e o dirigente da Anapar SC/PR Clenio José Braganholo.

A primeira mesa, sobre "Cenário Econômico (Nacional e Internacional)”, coordenada por Joaquim José Marquisio, teve a participação de Bernardo Baggio (Economista Fundação CEEE) e Ricardo Franzoi (Economista do Dieese/RS). No segundo painel, "Comunicação nos novos Tempos", Carlos Alberto Almeida, jornalista e correspondente da TeleSur no Brasil, e Juremir Machado, colunista do Correio Povo e professor Titular da Famecos/PUC discorreram sobre o papel da mídia tradicional na formação da opinião política e social dos brasileiros.

Almeida fez um resgate histórico do apoio dos meios de comunicação a todos os golpes contra os trabalhadores. Machado trouxe à tona os limites do alcance das vozes da esquerda, que conta com poucos recursos e profissionais para uma concorrência de narrativas. O debate foi mediado Geraldo Cruz, dirigente do SindPetrosul.