REVISAO DO EQUACIONAMENTO 600x400 16.10.png

16/10/20 15:31 / Atualizado em 16/10/20 15:35

Revisão do equacionamento: resolução 30 completa dois anos sem implementação

Nem mesmo a pandemia fez com que a Funcef olhasse para o problema dos participantes do Reg/Replan

A resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que permite que a Funcef reduza as alíquotas mensais do equacionamento dos planos de benefício, completou dois anos sem implementação.

Em 10 de outubro de 2018, a Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar, órgão que regula as entidades fechadas de Previdência Complementar, foi publicada no Diário Oficial da União, permitindo a dilatação do prazo e diminuição do valor de contribuição pago mensalmente pelos participantes do Reg/Replan Saldado e Não Saldado.

Há meses, os participantes não têm nenhuma novidade sobre o assunto. Na última comunicação oficial, a Funcef informou que os estudos de solvência exigidos pela resolução CNPC 30 apontaram uma elevação do risco de liquidez e, por isso, novos estudos foram solicitados. Os primeiros estudos, se é que existiram, nunca foram divulgados para os participantes.

Diante da pandemia do coronavírus, a situação ficou ainda mais crítica, mas a Funcef não parece se preocupar com a situação financeira dos seus participantes.

“Estamos há dois anos batendo na tecla da revisão do equacionamento. Já formulamos uma nova proposta para ser apresentado no CNPC que melhora o texto e diminui ainda mais valor do equacionamento, mas a solução está nas mãos da Funcef, que nada faz”, ressalta a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Veja aqui a  proposta da Fenae.