mel_belagua_credito_apcef_ma_400.jpg
Foto: Apcef/MA

30/07/2021 16:30 / Atualizado em 30/07/2021 17:31

Resultado de projeto apoiado pela Fenae, Mel Flor Mirim, chega às associações de empregados da Caixa

O produto que contribui para a conservação das espécies de abelhas nativas Tiúba e Uruçu pode ser adquirido nas sedes das Apcef

mel produzido no âmbito do Movimento Solidário, Programa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) em Belágua, Maranhão, já está disponível para venda nas sedes das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) de Santa Catarina, Maranhão e Piauí. Em função do grande interesse que o produto despertou nos associados de outros estados, algumas unidades foram encaminhadas também para Mato Grosso do Sul, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.

“O mel de Belágua já é bem conhecido de todos que acompanham o Movimento Solidário. Agora as Apcefs também terão a oportunidade de vender esse produto e colaborando com produção das comunidades, apoiando a geração de emprego e renda”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Disponível em potes com as quantidades de 250 ml e 150 ml, o produto pode ainda ser encontrado em uma versão ideal para presentear: uma caixinha com duas unidades de 42 ml permite ao público experimentar o mel da Tiúba e da Uruçu, as duas abelhas sem ferrão nativas da região de Preazinho, no município de Belágua, comunidade onde a produção acontece.

O projeto de meliponicultora, apoiado pela Fenae é protagonizado por mulheres e agora, com nova marca de apresentação, vem atraindo muitos compradores nas sedes das Apcefs.

“Além da comercialização, vejo que o associado pode ver o produto, a história e ficar sabendo sobre todos os processos envolvidos na produção do mel.  Não se trata só de uma questão financeira, de venda, mas de solidariedade”, comenta Marco Zanardi, presidente da Apcef Santa Catarina.

Glória Araújo, presidente da Apcef Piauí destaca que este é o projeto que mais desponta em relação aos empregados. “Penso que distribuir o Mel Flor Mirim para as Apcefs realizarem a venda foi uma grande ideia. E Inclusive já encaminhamos uma parte do carregamento que recebemos para outras Apcefs, já que a procura está grande devido ao interesse que o produto desperta”.

Giselle Menezes, presidente da Apcef Maranhão, estado de origem do produto, explica como está sendo a dinâmica de comercialização apoiada pela Apcef e ressalta a importância do trabalho para a conservação das espécies nativas. A meliponicultura tem base na sustententabilidade. Fundamentais para a polinização, a criação das abelhas sem ferrão auxilia a manter a sustentabilidade e polinização das plantas nativas, além do equilíbrio do bioma da região.

“Distribuímos o produto na lojinha da Associação e em outros pontos de vendas. Nos fins de semana mantemos um stand no salão principal para exposição do mel Flor Mirim, com banner, distribuição de folders, degustação e explicações sobre o mel, com pessoal qualificado para divulgar a marca, destacando o produto saudável e delicioso que, além de tudo, também fortalece a população local do município maranhense e contribui para a conservação das abelhas nativas. Também levamos nas visitas que fazemos às unidades da Caixa, com o intuito de tornar conhecida a marca, os benefícios do Flor Mirim conhecida pelos colegas, e principalmente os benefícios da Campanha de doações”.

O Programa Movimento Solidário está em campanha e você pode ajudar!

O Programa que vem impactando a vida de milhares de pessoas precisa do seu gesto solidário para concluir seus objetivos em Belágua (MA) e alcançar novas localidades.

Participar da Campanha Ponto a Ponto é muito simples: basta realizar uma doação via transferência na modalidade PIX utilizando a chave de e-mail instituto@fenaetransforma.org.br ou o CNPJ 09.225.342.0001/84 ou doando pontos do Mundo Caixa acessando o site www.fenae.org.br/movimentosolidario. A partir da doação de 50 pontos você já contribui na continuidade e expansão de projetos que fortalecem o desenvolvimento de economias locais ambientalmente sustentáveis!