Notícias

TVFenae.jpg

28/01/19 14:23 / Atualizado em 28/01/19 15:05

minuto(s) de leitura.

Reforma da Previdência é tema da TV Fenae

A matéria aborda a proposta do novo governo, que será enviada ao Congresso Nacional em fevereiro e representa um retrocesso sem precedentes

Já está no ar mais uma edição da TV Fenae. Desta vez, o tema abordado na matéria publicada nesta segunda-feira (28) é a proposta de reforma da Previdência, que  o governo Bolsonoro deve encaminhar ao Congresso Nacional em fevereiro. Além de mudanças na idade mínima para se aposentar e o aumento do tempo de contribuição, o projeto traz uma outra grave ameaça aos direitos dos trabalhadores: a inclusão de um regime de capitalização no modelo previdenciário brasileiro.

A medida visa obrigar todos os trabalhadores a destinar mensalmente uma parte do seu salário em uma conta de capitalização individual, sem nenhuma contrapartida patronal, tal como foi adotado em 1981 no Chile, durante a ditadura do general Augusto Pinochet, que redundou em um grande fracasso.

“A forma como a reforma da Previdência vier a ser tratada no Congresso Nacional pode trazer graves prejuízos aos direitos da classe trabalhadora consagrados na Constituição de 1988”, alerta o economista do Dieese, Clovis Scherer.

Além de Clovis, a TV Fenae traz ainda depoimento da diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.  Para ela, a proposta representa um retrocesso sem precedentes. “Vai sacrificar uma camada da população que já está extremamente precarizada”, ressalta.

A matéria destaca também a mobilização da Fenae e de outras entidades representativas dos trabalhadores contra a proposta do governo. “Desde o governo Temer estamos mobilizados e conseguimos barrar em 2017 e 2018 as mudanças que atacam os direitos dos trabalhadores e vamos continuar mobilizados em 2019 para impedir mais esse retrocesso”, diz Fabiana Matheus.

Clique aqui e confira mais detalhes na TV Fenae.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado