Notícias

Degustacao-de-vinhos-600x400 12.06.jpg

12/06/20 17:20 / Atualizado em 12/06/20 17:25

minuto(s) de leitura.

Rede do Conhecimento promove aula ao vivo de degustação guiada de vinhos

A aula é uma iniciativa é da Apcef/RS em comemoração aos seus 67 anos, neste sábado (13)

Você sabe escolher um vinho que harmonize bem com a comida? Conhece a melhor maneira de transportar e armazenar as garrafas? Se não, a Rede do Conhecimento vai te ajudar. Neste sábado (13), às 20h, o programa oferece mais uma aula ao vivo para os empregados Caixa. Desta vez será o Fenae Gourmet - uma degustação guiada de vinhos com o chef e sommelier Henrique Salsano. A iniciativa é da Apcef/RS, que faz aniversário neste sábado.

“Neste ano vamos adequar a comemoração ao momento em que vivemos. Não podemos nos reunir pessoalmente, mas não vamos deixar de celebrar os 67 anos da Apcef/RS, que tanto realiza pelos direitos e bem-estar dos empregados”, disse Sérgio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Na degustação guiada, o participante vai conhecer os tipos de harmonização e aprender sobre as características da bebida, a Denominação de Origem Controlada (DOC) do rótulo e saber como e em que quantidade o vinho deve ser servido. Durante a aula, o professor também vai contar história da uva, dar dicas sobre os utensílios para a prática como abridor, tipos de taça, decanter e a correta aplicação das ferramentas.

Como participar - A aula será transmitida pela Rede do Conhecimento. Não é necessário fazer inscrição, mas é preciso lembrar do nome de usuário e senha para acessar a plataforma. Ao acessar a Rede, vá até o menu “ao vivo”, clique em “aulas” e escolha a opção “Fenae Gourmet”. A aula também estará disponível, no mesmo horário (20h), no aplicativo Viva Fenae. Aproveite!

Para a aula é importante que o participante tenha alguns produtos e utensílios em casa. São eles:

1 garrafa de vinho da uva Merlot;

1 garrafa de água com gás;

50 gramas de queijo semiduro cortado em cubos médios;

50 gramas de salame cortado em fatias finas;

50 gramas de presunto cortado em fatias médias;

1 pão macio cortado em fatias;

1 unidade de alface.

Utensílios:

Saca-rolhas;

Taça para vinho tinto;

Copo;

Faca pequena;

5 pratos de sobremesa (para dispor os alimentos).

Sobre o professor - Henrique Salsano é graduado em gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), em parceria com o Instituto Argentino de Gastronomia (IAG). É pós-graduado pela UnB em Tecnologia de Alimentos e, também, especialista e consultor em estudos de espaços de cozinha em restaurantes. Salsano é fundador do Estúdio de Arte Culinária. Já atuou como docente no curso de gastronomia do UniCEUB, nas disciplinas de História e Cultura da Gastronomia, Cozinha Básica e Cozinhas Internacionais, além de ser assistente de coordenação do departamento. No IESB, atuou como professor de História e Cultura da Gastronomia e supervisão de estágios. Membro fundador do Melhor Gourmet, uma iniciativa de professores de gastronomia onde levavam estudantes de Brasília para cursos no exterior.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado