cpa 20_SE_400.jpg

02/12/19 19:45 / Atualizado em 02/12/19 19:51

Rede de Conhecimento leva curso de capacitação em CPA 20 para Aracaju

Cerca de 25 alunos que participaram da aula inaugural buscavam informações para alcançar a certificação Anbima

A prova da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) vem aí. Com o objetivo de qualificar e valorizar os empregados Caixa sergipanos, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) promoveu o curso sobre a CPA 20, em parceria com Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal em Sergipe (Apcef/SE), na noite da última sexta-feira (29). O curso oferecido pela Rede de Conhecimento e terminou no domingo (1º), contou com a presença de 25 pessoas que almejam a certificação em CPA 20.

De acordo com o presidente da Apcef/SE, Diogo Melo, mais cursos presenciais da Rede de Conhecimento virão para Aracaju. Ele enfatizou a parceria entre as entidades. “Estamos preparando os associados nessa certificação que é muito importante para o empregado da Caixa. Só temos a agradecer a Fenae e aos instrutores que se qualificam para repassar o conhecimento. Fico agradecido por toda a assistência que a Feane oferece à Apcef/SE e com certeza os três dias foram muito bem aproveitados”, ressaltou.

O curso foi aprovado pelos alunos. O associado Fábio Alex, da Agência Caixa no município do Alto Sertão sergipano, Nossa Senhora da Glória, veio à Aracaju para adquirir mais conhecimento e acredita na aprovação. “Penso em ser gerente. Sempre estudo em casa e espero que seja um processo tranquilo”, almejou.

Já o bancário Alexandre Ribeiro, da Agência do Bairro Siqueira Campos, em Aracaju, falou que os cursos oferecidos pela Rede de Conhecimento, só fortalecem mais a categoria. “A gente sempre precisa se preparar e nesses momentos de mudanças, a gente tem que ficar antenado e focado no que a Caixa exige. Tenho certeza que o curso vai me proporcionar o melhor”, disse.

Para o empregado Caixa, André Ricardo, além do curso em CPA 20 ser de extrema relevância para os trabalhadores da Caixa, todo conhecimento é válido. “Sempre é importante aprender algo novo e em tempos que não sabemos o que pode acontecer, tudo que a gente puder aprender é válido”, afirmou.

Um método diferente de aprendizagem

Noções de economia, mercado financeiro e ferramentas de política monetária no geral, foram alguns dos temas abordados na aula inaugural ministrada pelo professor Maurício Pereira, do Instituto de Formação Bancária (IFB).  A certificação é destinada para profissionais que atuam na prospecção e venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteira de clientes atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

Pereira explicou a importância desse atestado atualmente e como as dicas serão proveitosas para os associados sergipanos. “A certificação é uma exigência da Anbima para as pessoas que visam trabalhar em um nível de gerência e que vão lidar com investidor de alta renda. Por isso, a importância de ter esse conhecimento sobre investimento técnico”, contou.

O professor comentou que a diferença do curso é método. “É preciso fazer uma prova e ter 70% de acerto. Espero que os alunos saiam aptos. São mais de 150 regras para serem decoradas. O nosso foco é fazer com que os associados entendam os conceitos. Entendidos, é possível resolver mais da metade da prova e a parte da decoreba se torna menor. Essa é a chave para o sucesso da aprovação”, expôs.

Capacitação online

Não conseguiu fazer o curso CPA 20 presencial? Você pode fazer online. Na Rede do Conhecimento, os vídeos das aulas somam 658 Minutos em conteúdo sistematizado abordando amplos assuntos, como: Compliance, Regulação e Autorregulação, IPO – Oferta Pública de Ações e Títulos, Economia e Finanças, Estatística, Gestão de Performance e Risco, Produtos Financeiros e Mercado de Capitais, Ações, Derivativos, Mercado Futuro entre outros, além de comportar os assuntos do CPA 10.

A Fenae, por meio da Rede do Conhecimento, se mantém como grande incentivadora da formação e do crescimento dos empregados da Caixa. Ela foi lançada pela Fenae e as Apcefs no dia 25 de outubro de 2016. A plataforma de educação da Fenae e das 27 Apcefs dispõe de mais de 107 cursos EAD em vídeoaulas, além de podcasts, infográficos, pílulas de conhecimento, palestras no Inspira Fenae e vídeos especiais para ajudar os usuários a desenvolverem habilidades e ampliar o conhecimento.