INSPIRA PAULA NOBREGA 600X400.jpg

27/04/19 20:22 / Atualizado em 27/04/19 20:30

Paula Nóbrega relata trajetória de filhos que ensinam a verdadeira transformação aos pais

Participação da associada à Apcef-PB encerrou a série de Mini TED do Inspira Fenae 2019. A emoção tomou conta do público durante a apresentação

Paula Nóbrega, associada à Apcef-PB, encerrou a série de Mini TED do Inspira Fenae 2019 na tarde deste sábado (27), em Belo Horizonte, empolgando o público do evento ao compartilhar uma história de caráter pessoal a respeito de como os filhos ensinam a verdadeira transformação para os pais.

A vida de Paula Nóbrega foi completamente transformada depois do nascimento de sua filha, portadora de Síndrome de Down. Rafaela nasceu em 17 de agosto de 2007. Face à deficiência da menina, a mãe optou pela escolha inteligente, aceitando a situação do jeito que se apresentava. Isso foi determinante para que Paula Nóbrega descobrisse, segundo ela, o real significado da arte de ser mãe.

Logo em seguida a associada à Apcef-PB retomou um relacionamento com um antigo namorado, hoje marido e pai “adotivo” de Rafaela, que ama e cuida bem da menina. No Mini TED do Inspira 2019, Paula Nóbrega informou que os maiores problemas se apresentaram, de maneira forte e preconceituosa, no momento em que Rafaela passou a frequentar uma escola, que costuma agir com intolerância em relação  ao diferente.

Paula Nóbrega afirmou ainda que, na escola na qual a filha estudava, Rafaela foi alvo de muita discriminação, “situação injustificável sob qualquer ângulo de análise”. Hoje, a filha da associada à Apcef-PB tem 11 anos e, por motivos variados, trocou de escola seguidas vezes. Nesse universo de discriminações descabidas, a única exceção foi a Escola de Balé, onde Rafaela não sofre preconceito e aparece como estrela de dança nas apresentações em teatros e outros espaços.

Diante do roteiro de preconceito sofrido pela filha portadora de Síndrome de Down, Paula Nóbrega lançou uma indagação para os participantes do Inspira Fenae: “As pessoas estão realmente preparadas para a transformação ou até mesmo para colaborar com a mudança na vida de alguém”?