Foto livro belagua.jpg

29/01/19 18:22 / Atualizado em 30/01/19 09:15

O Fim do Desenxergar: livro relata transformações no Maranhão

O município de Belágua, atendido pelas ações do Movimento Solidário, é um dos retratados na publicação que foi lançada no dia 28 e está disponível na internet

Um retrato sensível e singular da transformação em curso nos municípios atendidos pelo Plano Mais IDH, no Maranhão. O jornalista Xavier Bartaburu e o fotojornalista Fellipe Neiva percorreram seis mil quilômetros por cantos antes esquecidos do estado e contam histórias de moradores e suas vidas antes e depois das ações sociais que buscam melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das localidades mais carentes. Um dos municípios retratados é Belágua, onde o Movimento Solidário atua desde 2015 em parceria com os governos estadual e municipal para mudar a realidade das comunidades rurais.

O livro foi um lançamento do Governo do Estado e apresenta um relato de 30 pessoas de 30 municípios atendidos pelo Mais IDH, programa do Governo do Estado que concentra as ações de educação, saúde, geração de renda e infraestrutura voltadas às cidades mais carentes do Maranhão.

“O fim do desenxergar e outras 29 histórias de mudança no Maranhão” está disponível gratuitamente na internet para todos que quiserem ler a publicação. São 30 histórias de moradores das cidades mais carentes do Maranhão. Cada uma delas conta uma transformação na vida dessas pessoas. Retrata alguns dos resultados do Plano Mais IDH através da história de seus principais personagens: os (as) usuários (as) das suas políticas públicas.

Foto: Gilson Teixeira