DiadoBasta-600x400

10 Agosto 2018 - 17:45

No Dia do Basta, bancários paralisam agências contra retrocessos e proposta Fenaban

Categoria foi às ruas contra o desemprego, retirada de direitos e o desmonte das empresas públicas. E também para comprar uma proposta decente da Fenaban

Bancários de todo o país se uniram às demais categorias para realizar o Dia do Basta, nesta sexta-feira (10). A categoria foi às ruas para dialogar com a população e entregou panfletos informativos sobre os ataques que o governo Temer está promovendo contra a classe trabalhadora e a democracia. Algumas agências e departamentos dos bancos tiveram as suas atividades paralisadas até às 12h.

A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, elogia o engajamento. “Quero parabenizar os bancários de todo Brasil pela massiva participação no Dia do Basta! Por lutarem contra o desemprego, contra a retirada de direitos, contra o desmonte das empresas públicas, contra o aumento dos combustíveis e também pelo recado aos banqueiros que não aceitaremos nenhum direito a menos”, afirma.

Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, lembra a mobilização dos trabalhadores será fundamental para arrancar uma proposta decente dos bancos. “Na próxima semana, teremos negociação com a Fenaban e também com a Caixa. Só aceitaremos propostas que garantam aumento real, nossos empregos e os direitos assegurados na CCT e no ACT específico a exemplo do Saúde Caixa”, diz.

O Dia do Basta foi marcado por atos e paralisações em protesto contra o desemprego, os preços abusivos do gás de cozinha e da gasolina, as privatizações e os retrocessos sociais e trabalhistas. A atividade contou com a participação da Contraf-CUT, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais sindicais e das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.