Notícias

Tiago e Simone 600x400.jpg

27/04/19 17:36 / Atualizado em 27/04/19 21:45

Mundo digital facilita o conhecimento, mas fake news são desafios

Futurista Tiago Mattos critica o modelo tradicional de aprender. Para ele, hoje, é preciso dar prioridade para a mudança do modo de pensar

“O modelo de ensino tradicional com início, meio e fim, é uma ideia velha e do século passado”. A afirmação é do publicitário e futurista Tiago Mattos, durante palestra sobre transformação e educação digital, no Inspira Fenae 2019. Com a sócia do Aerolito, um laboratório de futurismo e experimentos em tecnologias exponenciais, Simone Gasperin, ele falou sobre os desafios de superar antigos conceitos de aprendizagem e os desafios da educação digital.

Tiago Matos abriu sua participação no Inspira destacando que o mundo digital está mudando tudo, inclusive a forma como se adquire conhecimento hoje.  Segundo ele, existem duas formas de aprendizado: o linear que é para ir para escola, aprender e obter um certificado; e o não linear, que compreende ciclos de aprendizados e evolução do conhecimento.

Para ilustrar, o publicitário mostrou que cada vez mais as pessoas utilizam as ferramentas digitais para pesquisar sobre tudo e assim vão adquirindo conhecimentos. E arrancou risadas da plateia quando mostrou o vídeo que compartilha uma aula express de como beijar bem.

“Quando aprendo digitalmente, eu escolho onde, quando e como. O importante é entender que estamos falando de ciclos, não mais de início, meio e fim”.

Se o mundo digital facilita o acesso ao conhecimento e rompe com o modelo tradicional de aprender, ele também apresenta desafios.  E o principal deles, segundo Tiago Mattos, é o fake News.

Para o futurista, a origem desse modelo tradicional vem da forma como o mundo é educado, que visa preparar pessoas para o mundo industrial, classificado por ele como segmentado, repetitivo e previsível.

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado